12.10.12

Bolo de chocolate

300 gr de açúcar. Não me lembro de todos os detalhes dos meus aniversários na infância, lembro-me que uma vez houve muitos mais convidados do que metros quadrados na casa dos meus pais. Toda a gente a correr e a empurrar-se, dois rapazes estavam apaixonados por mim e eu ali a escolher e a fazer-me difícil. 175 gr de açúcar. Devia ter uns 10 anos, no máximo. Mais tarde, aprendi que não se tem assim tanto a ganhar com as dificuldades, tudo conversas da minha mãe, para guardar não sei o quê. E de jogarmos ao quarto escuro. Adorava jogar ao quarto escuro. Havia sempre alguém que acabava a chorar. Adorava. 2 colheres de chá de fermento. Lembro-me da minha mãe a obrigar-nos a arrumar a casa toda de manhã, para estar pronta para os convidados. 1/2 chávena de chocolate em pó. A casa nunca estava arrumada, mas 5 minutos antes dos convidados chegarem parecia um museu. 1/2 chávena de óleo. E depois o meu pai ía ainda à sala para arrumar um pequeno minúsculo detalhe que nunca ninguém iria reparar. 3/4 chávena de óleo. E nós a gozar com ele. 7 ovos. E ele tsk, tsk, aquele som com a boca, ele é que sabia, as coisas ou se fazem bem feitas ou não se fazem. Junta-se tudo numa tigela grande grande, o açúcar, a farinha e o fermento. E a mesa posta com a melhor toalha, uma branca de renda, como eu ainda não tenho. E não se podia comer nada, antes dos convidados chegarem. Põe-se a batedeira a bater e junta-se o óleo, o chocolate desfeito na agua quente e as gemas dos ovos. Mas o que eu nunca vos esquecer é dos bolos que a minha mãe me fazia. Bate-se tudo durante 15 minutos. Todos os domingos fazia um bolo, mas nos aniversários, O bolo era qualquer coisa. Lembro-me da minha Tucha morena, com um vestido feito de bolo de fécula de batata, com creme rosa e branco e pérolas prateadas. Bate-se as claras em castelo e misturam-se à massa, sem bater. O meu irmão queria sempre a mesma coisa, um campo de futebol com  coco verde, o sporting contra outra equipa qualquer. Vai a cozer em forno fraco, em forma alta. O meu irmão telefonou-me esta semana a anunciar um feliz acontecimento a acontecer a meados do próximo ano. Depois de cozido e frio recheia-se com o creme. Este ano celebramos os anos dos meus filhos sem a minha família. Os miudos convidaram os amigos e nós fizemos e acontecemos. Este ano, vai haver piñata, bolo em forma de gato com pêlo (?), flores gigantes de papel crepon, jogo de estátuas, as melhores amigas dela e os filhos dos vizinhos, as seis velas, muitos sorrisos, muitos abraços, muitos beijinhos.
Este ano falta-me qualquer coisa que não tem ver o recheio do bolo.

9 comentários:

  1. Não é um gato mas é um urso com pelos, talvez ajude.
    http://pinterest.com/pin/254805291388536666/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda, ajuda, obrigada. Mas esta coisa do pinterest ... Afonso, pareces-me um cão de bom senso, achas que é de apostar ? Anda meio mundo a pinar e eu aqui com reticências. Tenho tanto receio destes vicios novos. Ah, no meu tempo !

      Eliminar
  2. eu também adorava brincar ao quarto escuro. lembro-me de uma festa assim, deve ter sido de um dos meus irmãos, pois um dos amigos escondeu-se em cima de uma estante de livros que caiu ao chão. o amigo já era grande demais para isso. aliás, jogava rugby (fico sempre na dúvida de como se escreve isto) no benfica e era um matulão. também tive tuchas morenas. o bolo com o campo de futebol com coco verde era de uma revista teleculinária do chefe silva, lembro-me perfeitamente; acho que o meu pai chegou a faze-lo pois adorava tudo o que metesse coco e corantes. pois falta-te qualquer coisa. vou ligar à minha mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chefe Silva ? Deve ser dai, de certeza havia dossiers e dossiers cheios de "fasciculos", la em casa.

      Um dia havemos de fazer uma festa de bloggers, começamos com um quarto escuro e depois beberemos uns cocktails do chefe Silva. Uns não, muitos que não estamos em tempos de contenção de alcool.

      Eliminar
  3. Também jogava ao quarto escuro e era também certo que alguém acabava a chorar :) Adoro festas de anos. Devia ser obrigatório para todos, crianças e adultos!

    ResponderEliminar
  4. Este blogue näo falha nunca: posts maravilhosos!

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios