1.10.12

Antigamente íamos ao cinema

Ligou-nos à tarde, para dizer que não ía sair à noite. Corremos. Voamos. Vestimo-los como se fossem para uma festa, entre saltinhos e gritos de euforia. Quisémos chegar cedo, para as devidas recomendações. Ao fim do quinto "mais, vous partez jamais?" empurramo-nos dali para fora. Os meus filhos são uns indignos e nunca me fartarei de o dizer.

Uma noite para viver em Saint Germain des Près. Queríamos fazer tudo. Dançar, andar de bicicleta, olhar para as estrelas do alto da torre de Montparnasse. Bebemos vinho numa esplanada com luz estudada, onde todos parecem acabadinhos de sair da Vogue, uns hors d'oeuvres depois, uns passeios em ruas que conhecemos bem de outras vidas, umas velibs avariadas a seguir, e fomos aspirados para a sala da esquerda do cinema Arlequim. Nem queríamos, que lá fora, Paris parecia como nos filmes americanos e o protagonismo ficava-nos tão bem.
Não controlamos nada e assim é a vida.

"Camille redouble"
Não sei fazer critícas de cinema, mas sei aconselhar-vos a lançarem-se em cima deste filme assim que chegar a Portugal. Interdito a menores de trinta anos. Escolhemos a nossa vida a cada instante.

Antes de se ter filhos vai-se ao cinema. Ponto.
Depois de se ter filhos faz-se um cinema, da ida ao cinema.

E depois a caminho de casa, com ela nos braços, tão pequenina, tão grande, entre um sonho e outro, abre os olhos, olha-me e sorri. Juro que o céu estava estrelado.

3 comentários:

  1. Gostei mesmo!
    "Escolhemos a nossa vida a cada instante."

    ResponderEliminar
  2. ainda nao passou aqui (e sera que alguma vez vai passar?) mas se vier ja o tenho na minha lista ;)
    vi a noémie lvovsky no programa "on n'est pas couché" e fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  3. :)
    Não tenho televisão, não posso comentar, mas conhecia a Noémie Ivovsky doutros filmes. Acredito que passe um pouco por todo o lado, não sendo completamente mainstream com o Tom Hanks, também não é daqueles filmes de autor para os intelos.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios