29.3.11

Os pinguins, esses grandes pioneiros

Caminhavam lentos e ordeiros, estavam ali com um propósito bem claro, as coisas tinham que mudar. As fémeas estavam fartas, fartinhas até à ponta dos cabelos longos, que não tinham. Fartas de fazer tudo como antigamente e, ainda por cima, tudo como agora. Fartas de serem duas em uma, e de serem recompensadas como se de uma promoção em conta se tratasse. Fartas de cuidar a pôr os ovos, de os encubar, de cuidar das crias, de passar a ferro o smoking que ambos eram condenados a usar, de tirar o excesso de neve do espaço vital, de tudo isto, e de ainda terem que fazer o que agora tinham direito, pescar o peixe, dizer o que pensavam através de uma cruz. Tudo em cima delas, não. Estavam a ficar corcundas de transportarem toda a responsabilidade, não havia óleo de bacalhau que valesse a pena.
Os machos estavam solidários. Quase todos. Pronto, sejemos honestos, ao menos uma vez : alguns estavam solidários. Marchavam também. Uns para que elas vissem que eles estavam solidários, outros que achavam injusto, outros porque queriam aparecer, ser vistos, outros apenas porque queriam emagrecer. E falavam entre eles. Um começou a dizer que gostava das mulheres. Outro que gostava dos filhos. Outro, a medo, que gostava de fazer o que elas faziam antigamente, trocar de lugares, ela ía pescar e ele ficava com o ovo. Chamaram-no de louco. Agitaram-se as asas. Ouviram-se gritos.

20 anos depois, os filhos não acreditam nesta história, falam de Darwin que tinham ouvido na escola, mas Darwin nem sequer lá estava quando isto se deu. Ninguém podia acreditar que ainda há bem pouco tempo o mundo animal era tão irracional.

Excelente filme, BTW.
Até agora encontrei este inglês e este francês, existe ainda este no Brasil. Continuo à procura do português.

5 comentários:

  1. E que bonitos exemplares encontraste :)
    Eu encontrei este
    http://papa-blog.com/
    Que já voltou ao trabalho, mas parece que a coisa não correu da melhor maneira. Ficar em casa durante um ano deprimiu-o. Tss tss tss.

    ResponderEliminar
  2. Acabo de ler que o pinguim em questão estava em casa com 5 filhos. Retiro o tss tss tss.

    ResponderEliminar
  3. Aqui estamos combinados que quando eu conseguir o mesmo salário que ele trocamos. Suspeito que terei alguma dificuldade. Nunca fui bem paga em toda a minha carreira profissional...

    ResponderEliminar
  4. :) para ti também, Lia.

    Acabei agora mesmo de me lembrar que não sei ler alemão, C, bolas ! Gostava de poder dar uma vista de olhos mais conclusiva sobre o que o levou à depressão. Sim a quantidade é importante, mas gostava de saber detalhes.

    calita - Ora, ora, com os dons que tens exposto tão habilmente, de certeza que existem nichos de mercado mulioinarios à tua espera. Pare (do verbo parir) e depois falamos.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios