20.9.12

E ela com tantos planos para depois II

Ermelinda cruzou novamente o vizinho que a quer empregar, malgré elle. Desta vez sentado na sua scooter  pediu um encontro, Ermelinda, para ganhar tempo, que receia vir a perder, pede-lhe o e-mail e promete-lhe com os dentes todos, inclusivé o molar que já nem raiz tem, enviar o CV actualizado.
Ermelinda sente Joaquina ao vir ao de cima. Joaquina, essa traidora que em 2007 chegou feliz ao trabalho, depois de 5 meses de licença de parto. Joaquina que gosta de se armar, Joaquina que quer ganhar muito mais dinheiro do que alguma vez vai precisar, Joaquina que estica o cabelo. Joaquina que nem sequer é contra dietas para emagrecer. Joaquina que já foi avisando o pai dos seus filhos que a partir de agora vai ser ele a sair cedo e a ficar em casa às quartas-feiras. Joaquina que quer ir à caça. Joaquina, que tem muita coisa que Ermelinda abomina.
Joaquina e Ermelinda, juntas e separadas há demasiado tempo.
Ermelinda e Joaquina, infelizmente presas e à luta dentro do mesmo corpo.
O meu.
Joaquina chuta Ermelinda e as suas histórias de pé de chinelo, criancinhas e decoração de quartos para a estratosfera, o tempo de subir a rampa e chegar a casa. Joaquina tem palavras à solta dentro dela, que não quer deixar fugir. Excelência Liberdade Ambição Objectivos Concorrência Eficiência.
Joaquina abre a porta, mas é Ermelinda que a fecha ao entrar em casa.
Liberdade ? Questiona Ermelinda do alto do seu corpo esquizofrénico. Libertação pelo trabalho ? Ri às gargalhadas Ermelinda, sabendo de antemão que esta história não vai ficar assim.

E quem nunca mergulhou na sua esquizofrenia, que atire a primeira pedra.

14 comentários:

  1. Gosto dos nomes dos teus dois seres esquizofrénicos!

    ResponderEliminar
  2. :)
    Mas atenta que qualquer semelhança entre estes nomes e personagens esquizofrénicas reais são pura coincidência.

    ResponderEliminar
  3. Sou só eu que acho que a Joaquina não tem hipótese? E que a Ermelinda está a precisar de sair do armário? Não digo que se revele Ermelindo, mas que ambas converjam numa convicta Gertrudes.

    ResponderEliminar
  4. Olha que a Joaquina anda a ganhar muitos pontos por estes dias ... Até eu aguardo os próximos episódios ansiosamente. Quer dizer, sobretudo eu.
    Mas uma Gertrudes seria realmente uma lufada de ar fresco. Vou pensar com carinho nesta personagem.

    ResponderEliminar
  5. Mas agora penso, a Gertrudes ... estamos a falar de ti, não estamos ?

    ResponderEliminar
  6. Pensava que já se tinha provado cientificamente que tu e eu NÃO somos uma e a mesma pessoa...

    ResponderEliminar
  7. Onde é que passaste férias no Verão do ano de 2002 ?

    ResponderEliminar
  8. Hoje, uma Carla Fonseca foi a uma entrevista de emprego e disse que não podia entrar e sair às horas propostas, porque tinha filhos. Se fosse para começar às 8.00h da manhã e não ter horas para sair tinha de ganhar muito dinheiro para pagar a alguém que cuidasse deles. Disse que podia fazer o trabalho a partir de casa, mas que sabia que as empresas não estavam muito abertas a este tipo de situações.
    Ela sabe que não vai arranjar emprego. Mas não se dá por vencida.
    E essa Carla Fonseca não sou eu. Juro. Foi o meu "marido" que a entrevistou.

    ResponderEliminar
  9. Essa Carla Fonseca é uma grande senhora!
    Teve coragem para aquilo que poucas teriam...

    ResponderEliminar
  10. clap clap clap para a Carla Fonseca!
    (o teu marido é subornável?) (fazíamos já aqui uma vaquinha para lhe oferecer uma garrafa de bom vinho!) (fazíamos, não fazíamos, moças?)

    ResponderEliminar
  11. Ai as Carlas Fonsecas, as Carlas Fonsecas. Mas se bem conheço o "marido" da Calita, sei que é sensível a esta problemática, bolas, ele foi mesmo um os maiores impulsionaores aquele movimento lunático que exigia o equilíbrio entre a vida familiar e a profissional, o que é que falhou ? Se tanto a entrevistada, como o entrevistador estão de acordo, porque é que o sistema continua tão obstinado ?
    Se, entretanto, ja começaram com a vaquinha, podem enviar o bom vinho para aqui, obrigada, que o "marido" da Calita não precisa de subornos para perceber estas coisas. E eu estou sempre precisada de bom vinho.

    ResponderEliminar
  12. A Carla Fonseca não ficou com o emprego. Ficou a Ana, que está grávida do terceiro filho. Tenho, ou não tenho um homem decente aqui em casa? :)

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios