21.5.14

Em casa. Em casa ? Em casa !

Acabada de chegar a Paris, fui ver o novo vídeo do colectivo Fauve. Como é que consegui chegar a Maio de 2014 sem nunca ter aqui escrito sobre Fauve é um mistério, que espera resolução.
Os preparativos para a grande viagem continuam.
Quem quer ficar com a casa da Carochinha, que é formosa e bonitinha ?
Quero eu, quero eu !
Disseram casais com filhos, jetsetters, deputados do partido errado, pais separados e gente que vinha ao engano. Um sucesso.
J'ai eu un coup de foudre !
Disseram alguns.
Infelizmente ninguém se referia a mim. Há quantos anos não provoco um coup de foudre ?
Ando há demasiado tempo ocupada com afazeres acessórios, eis uma possível justificação.
Tanta coisa que tem que mudar.
A casa agrada a gregos e troianos.
Tecem-lhe tantos elogios que quando saem fico à janela, a olhar a vue dégagée, orientée à sud est e ponho-me com duvidas.
Porque é (sempre) bom duvidar.
Penso no velho provérbio e sinto que tudo se encaixa.
"Quando em viagem, pensa na tua casa,
Quando em casa, pensa na viagem".
De certa forma, já estou em viagem há alguns meses. Anos ?
Eu não estou aqui. Em definitivo.
Oh, Bod Dylan, esperei tanto tempo para te dizer isto e logo agora que o digo, é tudo por outras razões. Mas insisto, a três meses da partida. Que tudo fique claro :
Eu também (já) não.

12 comentários:

  1. vi o início desse video que linkaste, e tem assim umas reminiscências do "De tant de battre mon coeur..." ou é impressão minha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, houve associações de ideias aqui no burgo entre um discurso do Romain Duris e os textos de Fauve. Mas falou-se num discurso que ele faz no filme "Poupées russes" quando estava no comboio. Este colectivo ao principio era bastante discreto (ainda o é) e havia quem dissesse que o vocalista era o Romain Duris. Fui vê-los no Bataclan ha umas semanas e posso afirmar que tal não é verdade. Mas percebo a confusão. Muito perspicaz senhora a.i. !

      Eliminar
    2. ah, mas não , isto não é perspicácia, é simplesmente uma tendência para associar coisas desconhecidas a algo que já me seja familiar (eu adoro aquele filme)

      Eliminar
    3. Também gostei do filme, não o adorei, mas percebo-te.

      Eliminar
  2. Devo dizer que a tua casa da carochinha, vista do Google Maps street view (confirma-se, sou stalker, nunca se deve dar a morada a ninguém), é tão apetitosa que me faria hesitar longamente antes de a deixar durante um ano.
    E, já agora, isto é como com as famílias esquisitas: alguém está realmente aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, e se em vez de andares a me stalkar me viesses mazé visitar ? Isso sim, é que era de valor.
      Sim, é muito provavelmente a mesma coisa, achamos sempre que somos os unicos alienados, mas na verdade nadamos num banho de banalidade. Oh !

      Eliminar
  3. Tiveste de arrumar a casa para mostrá-la, portanto. É só por isso que a ideia de ficar (ou voltar) a casa te parece simpática :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casa esteve arrumada durante uma semana, entretanto ja assinamos o contrato com os futuros inquilinos e ja temos o caos gentilmente instalado. Posso confirmar-te que isto não é vida para mim, ante de levar os miudos à escola ja tinha lavado a loiça do pequeno almoço, assim que via qualquer coisinha no tapete, toca de sacar do aspirador, os miudos de cada vez que entravam no quarto (coitados!) ouviam cuidado, não desarrumem o quarto, brinquem so com uma coisa e depois arrumem logo, o espelho da casa de banho estava sempre a brilhar. Quase não dancei, quase não li, quase não tive uma ideia brilhante para mudar de vida, o namorado entrava e ja ouvia vai arrumar os sapatos. Nunca mais ! Não quero nunca mais esta vida de nazi das limpezas.

      Eliminar
  4. Fogo!!!! Je ne comprends pas (o meu francês acaba pouco depois disto) mas segui um link que estava nos comentários do video para uma tradução em inglês e já compreendi mais qualquer coisa. Fogo! Fogo! Nem sei se preciso de tradução para português. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas letras são melhores que outras - claro - mas gosto mesmo muito deste projecto. Os videos às vezes deixam um bocado a desejar, mas ninguém é perfeito. Que pena não perceberes francês...

      Eliminar
  5. É a nostalgia pré-viagem. Um luto antecipado. Eu tb senti o mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço-o de cada vez que vou de férias a Portugal no Verão durante dois meses. Sou batida nisto de abandono de lar. ;)
      Também fizeste uma volta ao mundo ?

      Eliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios