22.1.13

Prelúdio de uma contra-cultura anunciada

Os dentistas podem alinhar os nossos dentes. As dietas, queimar os nossos pneus. Cremes e laser, as nossas rugas. Cera, laser, cremes e lâminas, os nossos pêlos. Pinturas, os nossos brancos. A cirurgia plástica, corrigir todos os desvios. Cabeleireiros, cortar-nos os cabelos como na foto que trouxemos. E, cereja em cima do bolo, o photoshop, apagar todas as imperfeições.
Tudo domesticado. Tudo certo, simétrico e alinhado.
...
No entanto, hipnotizamo-nos pelo sorriso de dentes tortos dele, admiramos a sensualidade do tamanho XL dela, apaixonamo-nos pelas rugas e cabelos brancos deles e delas, por corpos com vidas felizes. Também pelos excessos, pelas noites mal dormidas, pela muita vida que passa e que nos embeleza e transforma.

Este é o início da contra cultura da beleza dita perfeita. De uma beleza não-autêntica e muito conforme.
Este é a garrafa de champagne que se parte quando o barco é lançado ao mar. Tchim, tchim !
Este é o fim de um objectivo e de uma visão obsoletos, que seguem outros padrões, que não os meus. Que não os vossos ?
Padrões castrativos, misóginos e altamente oxidantes.
Não falemos de aceitação, muito menos de se ter paciência - toquemos o sublime. O nosso sublime.
Façamos uma mudança de cabo e, porque não, de sex appeal.
...
Prometo-vos considerações, links e outras extravagâncias. Estejam atentas e participem -eu sei que sabem do que é que eu estou a falar.

Não deixemos pedra sobre pedra. Façamos e aconteçamos.

20 comentários:

  1. já arregacei as mangas ! espero atenciosamente
    *
    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera, mas podes ir preparando argumentos para adiantar trabalho ;)
      A seguir vamos falar de tamanhos, pesos e medidas.

      Eliminar
    2. Sim, o tema XL ! Comecemos em grande !

      Eliminar
    3. Tamanhos grandes, mulheres vulgarmente chamadas de gordas, rechunchudas, ou mais literariamente de pneumaticas, renascentistas...

      Eliminar
  2. Ainda nem cumpri o meu dever com a revolução passada e já nos estás a chamar ao serviço para outra missão? Oh pá, oh pá, pronto, está bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada é melhor para uma revolução do que andar bem acompanhada por outras revoluções. Façamos uma grande onda que leva tudo à frente.

      Por falar em levar tudo à frente, do que é que andas à espera ?

      Eliminar
  3. Olha, eu sou uma fraca nessa matéria. Eu passo a vida a querer uma barriga assim e um cabelo assado. Coisa parva, evidentemente. Mas se até a Helen Hunt, que é aquela mulher rara, que não esconde rugas, que tem aquela intensidade nos olhos, apesar das pálpebras descaídas, quando se despe apresenta um corpo de meter inveja a criaturas de 15 anos, o que é que uma pessoa pode fazer?

    Agora que pergunto isso, por acaso até sei o que se pode fazer: ser feliz. Eu sinto-me sempre bonita quando estou feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste vitimizada por esta cultura opressiva e também, às vezes, quando ando distraida, mas isso vai passar. Assumamo-nos. A Helen Hunt ... photoshop, talvez, vou ver o que dizem os entendidos, ou então também é vitima, ou então é mesmo magra naturalmente, também acontece e elas não têm culpa. Não sou contra as magras, sou contra dogmas de beleza. I love my tires !

      Eliminar
  4. de ti - rapariguinha que não mostra a cara (logo não sei se és bonita ou feia, mas, pelo modo como escreves, só podes ser muito bonita) - aceito este tema.
    mas... falar nisto quando se tem o blog e facebú carregadinho de fotos a mostrar uma carinha laroca... epá já não se aguenta!
    a bem dizer, é como a conversa do menos é mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou lindissima !
      E carinha laroca podemos todas ter e temos de certeza, quem é que anda aqui a ditar regras de beleza ?
      E tenho pneus suficientes para ter a credibilidade na altura do "eu sei do que é que estou a falar, minha gente !!" :)
      E talvez também começa a ser tempo de mostrar a carinha, por muito laroca que possa, ou não ser...

      Eliminar
    2. ahhh sim senhora! lindissima mesmo!

      e...
      claro. todos podemos falar sobre isto, com carinha laroca ou não. com fotos escolhidas a dedo ou não.

      Eliminar
    3. Mas a questão é exactamente esta : todas somos ou podemos vir a ser lindas. Que se lixem as regras de quem dita os dogmas para as tolas, é tudo uma questão de vermos a beleza com os nossos olhos e não com os olhos de quem apenas a vê quando tudo se encaixa em parametros determinados.
      O meu objectivo aqui é acabar com a ditadura da magreza, da juventude, dos dentes alinhados, das maminhas com silicone. Existe muitos tipos de beleza e é essa diversidade que gostava de evidenciar e dar valor.

      Eliminar
  5. Eu recuso-me a pintar o cabelo para esconder os muitos cabelos brancos que por aqui andam. Gosto deles embora me assustem porque falam de tempo, que passa depressa demais. Também não me apetece perder nem tempo nem dinheiro a arranjar unhas. Acho as minhas mãos perfeitas assim, como a natureza as fez. Arrepio-me com as unhas tão fabricadas que por aí andam.
    Não sou a mais bonita, nem a mais alta, nem faço o trânsito parar, o corpo já não é o mesmo - mas a cabeça, graças a tudo o que já vivi, sabe o que quer e não se importa com o que os outros pensam.
    Cá ando na minha revolução!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virginia, tu és o prototipo da beleza autêntica ! :)

      Por acaso, esqueci-me dessa mania das unhas pintadas e de gel e com brilhantes, que também estranho muito. Mas também não me vou tornar eu numa ditadora, cada um faz o que quer.
      Eu acho que unhas bonitas são unhas simples, sem nada, nem efeites, mas gosto que haja de tudo. Sou pela diversidade e pela diversão. ;)

      Eliminar
  6. ah desvio só um bocadinho o s ou xl para o sentirmo-nos saudaveis seja la o que isso for....talvez seja uma pescadinha de rabo na boca porque ser-se saudável talvez seja ditado pelas imagens que temos na cabeça....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser-se saudavel é ditado pelas taxas de colesterol e outros indicadores. Ao que sei, o que se diz é que se deve comer variado e ter uma vida activa. Não sou pela apologia do fast food e do dia inteiro à frente da televisão, mas pode-se ser XL tendo uma alimentação variavel e fazendo exercicio.

      Eu mesma nestes ultimos anos passei do 38 para o 40 e como de uma forma variada e corro varias vezes por semana. Não faço é dietas, nem abdominais e, entretanto, tive dois filhos.

      Eliminar
  7. Ora benhe, na minha modesta opinião acho que não podemos seguir a cartilha dos outros para nos sentirmos bem, e com isso entedo que, não é porque as revistas ditam que moda é andar de meias e camisola (sim leggins não são calças), que eu vou andar de meias e camisola! O ideal será irmos construindo um pequeno bloquinho interior com notas de coisas que nos fazem sentir bem. Por exemplo, eu gosto de usar o cabelo comprido, é uma das coisas que me faz sentir femenina, já recebi várias criticas em relação a isso, ah e tal maria madalena, ah e tal isso já não se usa, ah e tal corta essas melenas, enfim... sei que se o cortar me vou sentir imensamente infeliz, e para fazer a felicidade de quem? da moda? de quem não gosta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, verdade. Também gosto de pensar que sigo a minha cabeça e não sou Maria vai com as outras. Não o sou certamente com a moda, não o sou com a maneira como vivo. Mas existe sempre algo que entrou na minha maneira de olhar o mundo que não controlei. Por exemplo, acabei agora mesmo de escrever sobre os tamanhos XL, e sou L, fui M até ser mãe, normalmente digo ok, sou 40 e antes era 38, e depois ? Mas tenho dias em que me chateia não caber nas minhas velhas calças... porquê ?

      Eliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios