17.12.12

Caves populaires


Estávamos a fazer tempo, que é uma expressão que muito nos agrada, num café dito proletário, na rue des Dames no 17ème, ali para os lados do bairro Batignolles. Tudo começou com o cartaz na porta onde se pedia aos frequentadores da noite para fazerem pouco barulho, quando vão fumar um cigarro à rua. No cartaz, era Poutine quem nos proíbia excessos decibaicos. A política entrou e anda a entrar em todas as conversas de café. 
Decidimos que se devia começar pelo princípio. Pelo princípio relativo de qualquer coisa, que nenhum de nós é megalómano ou absolutista.
Não fomos muito longe, porque o tempo que estávamos a fazer estava quase a acabar, mas conhecimentos de wikipédia, para conversa de café pareceram-nos suficientes. Afinal, resumindo, à esquerda encontramos ideias progressistas e de igualdade, que têm como preocupação a justiça social. E à direita valores de autoridade, identidade nacional, ordem, segurança e tradição. Os de direita seriam à partida os que têm e querem manter - historicamente, os monárquicod e conservadores - e os de esquerda, os que querem conquistar - resumidamente, o resto do mundo.
E, de repente, veio-nos à ideia tanta gente que anda ao engano com as suas cruzinhas.
Tanta gente que anda a comentar notícias e vidas como se fizesse parte de alguma corte. 

10 comentários:

  1. Querem aproximar-se do poder dos boys por aproximação, para isso estão dispostos a tratar os filhos por você, a usar sapatos vela, a maldizer os serviços de saúde e de educação pública. São os Relvas wannabee. Também conhecido por lambe botas ou lapas laranjinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não tinha ido tão longe. Mas é mais ou menos isso, sim.

      Eliminar
  2. Por não conseguir fazer essa distinção tão clara, é que nunca conseguirei filiar-me a um partido. Porque defendo ideais quer de esquerda, quer de direita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defendo essencialmente ideias de esquerda, muito claramente. Quando na direita defendem algo com que concordo, desconfio. Mas, é verdade que às vezes também têm algumas ideias validas, quando não se trata de manipulação são boas ideias. Agora de repente não me recordo de nenhuma. Espera... o Front National, aquele lindo partido de extrema direita, muito proximo do fascismo defendia nas ultimas eleições algo que protegia as mães que ficam em casa, como eu... é uma ideia que me convém, no meio de uma batelada com que sou contra, acaba por não ter peso nenhum, nunca na vida votaria por causa de uma boa ideia no meio de um programa inteiro de péssimas ideias.

      Eliminar
    2. Eu também tendo mais à esquerda.

      Eliminar
  3. opá eu sei que a inveja é má e mais não sei o quê, mas que belas vacances de natal:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes deixar de ter inveja se te referes a Paris, vivo em França, rapariga. As minhas férias são ao pé de tua casa, em Portugal. Neste momento, não sei quem inveja quem.
      ;)

      Eliminar
  4. E as saudades que eu tinha tuas? :)
    Recomecei a vidinha dos blogs...lol
    Tu eras gaija para me dizeres onde ficar...como fazer e tal...para uma ida àquele antro da eurodisney :)

    Mas n precisa ser já...vou para o ano se o mundo n resolver acabar entretanto...ou no outro...lololo

    Bom Natal entretanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, diz-me quantos dias vais ficar em Paris e quantos no antro e faço-te um guia personalizado ;)

      Boas festas, para ti também !

      Eliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios