7.11.12

Vale sem retorno


Esta semana, retornei uma mão cheia de vezes, às linhas dos livros que li entre os 14 e 17 anos. Tardes inteiras, deitada de barriga para baixo, em cima da minha cama, até ter dores na parte de cima das costas, nos ombros, no pescoço, nos braços.
No final dos anos 80, costumava deixar-me subornar pela minha mãe, que queria companhia para as compras semanais, e em troca, ganhava livros do supermercado. Era um negócio sujo, nem sempre muito proveitoso para mim. Mas um dia, dei com os livros de Marion Zimmer Bradley e passei a gostar de bróculos e espinafres. Tudo valia, para nos apressar em direcção ao hipermercado mais próximo.
...
Quando fazemos este percurso saltimbanco, entre a Normadia e o sul da Bretanha, entre uma casa de um amigo e outra de um familiar, costumamos atravessar a 110 quilometros à hora, a floresta de Broceliande. Desta vez, decidimos ganhar o nosso tempo de outra forma.
Andamos precisados de algo.
...
O brilho dos olhos da minha filha ao ouvir a contadora de contos a falar da árvore de ouro, do espelho das fadas, do vale sem retorno, da fada Morgana, do poder de Merlin. Os meus olhos não deviam estar diferentes. O meu filho interessou-se na parte dos dragões e das guerras entre cavaleiros. E das escaladas. O namorado, mais terra a terra, interessou-se por nós e pelos nossos interesses, pela floresta e pelos costumes dos bretões desta zona. Todos saimos a ganhar. Largamente.
E com muita vontade de voltar. E fazer os percursos mais longos, que certas pernas ainda não suportam.
...
Não fazia ideia do quanto estava necessitada de magia.
Quem disse que não se pode voltar aos dezasseis anos ?



26 comentários:

  1. Pode-se voltar, mas acho que já não se consegue ler os livros de novo e achar que são a oitava maravilha do universo... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus livros estão em casa dos meus pais e estou tentada a trazê-los da proxima vez. Tenho esse receio, claro, de quebrar a magia, mas se os ler à minha filha, pode ser que salve o que pode ser salvado.
      Seja como for, ter estado nesta floresta - mesmo sabendo, por exemplo, que "o vale sem retorno" (segunda foto) foi alterado no século XVIII, porque instalaram uma fabrica no lugar escolhido - mexeu comigo. Sempre gostei de historias. Estar naquele lugar maravilhoso a ouvir aquelas legendas... Ah !

      Eliminar
  2. eram as prendas do meu pai; ofereci-lhe todos os livros, nos anos e nos natais. primeiro lia ele, depois eu. outro dia trouxe um cá para casa para o reler.
    mas tu, com um cenário de fundo como esse! claro que se fez magia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu pai gostava de lendas ? Que bom ! Acho que nunca um livro passou de mim para o meu pai, apenas dele para mim. Ja com a minha mãe, ainda hoje fazemos algumas trocas. Poucas. Mas acontecem.

      Eliminar
    2. gostava e gosta!já a minha mãe adora as histórias verdadeiras de rainhas e reis... vamos a ver e é quase tudo a mesma coisa ;)
      por acaso tenhos muita sorte; poupo nos livros!

      Eliminar
    3. Não deve ser assim tão diferente, não...
      ;)

      Eliminar
  3. Eh, pá, conseguiste chegar à magia sem passar pelos bróculos e pelos espinafres?!

    Bela fotografia, a da pequena fada no meio do caminho.

    Também me deixei apanhar pelas Brumas de Avalon. E outro dia pensei nessa história de nós a lermos romances melhores ou piores até nos doerem as costas: será tão grande a diferença entre ler romances bacocos ou estar a fazer jogos no computador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não, nada disso, tive que comer de tudo. A minha mãe voltava ao hipermercado apenas quando não havia quase nada na despensa. Se atacasse apenas os chocolates, não funcionava.

      Ler romances duvidosos pode não adiantar muito, por si só, mas pode começar qualquer coisa. Por exemplo, estes "Brumas de Avalon" tiveram muito encanto no primeiro volume, no segundo menos e não te posso garantir se cheguei a acabar o quarto volume. Depois, chega sempre um momento onde se passa a outra coisa (melhor ?). No caso dos jogos do computador, a seguir passa-se de nível ... Não deve ser bem a mesma coisa. Digo eu, que fui viciada em tetris no 12° ano e depois deixei-me disso, por ver que dali não saía grande coisa. Mas demorou um ano...
      E quanto às "Brumas de Avalon" já não me lembro como eram escritas, tenho que lá voltar com os meus olhos actuais, mas baseia-se em crenças e legendas de um povo que realmente existiu e que "precisava" dessas crenças. Algures no passeio, falou-se no conflito que existiu entre a religião católica e essas crenças pagãs, e de como faziam parte do quotidiano. E mesmo de como um padre pregou a fé em cristo em simbiose com a cultura pagã. Existe em Broceliande a igreja onde trabalhava, cheia de vitrais onde se misturam as duas correntes.

      Eliminar
  4. reler tornou-se o facto de 2012, uma vez que perdi a capacidade de me abastecer quinzenal ou mensalmente...

    só li um das Brumas, curiosamente da minha irmã mais nova, mas passei a minha adolescência e "adultência" a ler, horas a fio.

    e agora, ao reler, vejo tão mais longe!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gostas outra vez ?
      Tenho algum receio do que disse a Rita Dantas ali em cima, de apanhar uma grande decepção...

      Eliminar
  5. Há coisas que com catorze anos me pareciam ousadíssimas (hihi), muito sensíveis, perspetivas inovadoras, insights inesperados nas profundezas da alma humana e que aos vinte e sete já só pareciam uma fórmula bem aplicada. Mas uma "fórmula bem aplicada" não é nenhum crime e eu sou uma leitora ávida de literatura de todos os géneros e patamares de qualidade e não abdico de nenhum, mesmo que a vossa análise revele que é inútil ou pior que os jogos de computador :)

    (mas eu acho que as Brumas provavelmente são demasiado picantes para uma criança, eu se calhar lia primeiro só para mim - acho que a cena em que a Morgana dormia com o irmão era no primeiro volume e se calhar incesto é uma introdução ao mundo das fadas algo pesada...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os géneros e qualidades, talvez não, que ja perdi demasiado tempo, com determinados autores e tento precaver-me, que uma ou duas horas são uma ou duas hora, e horas mal gastas deixam-me um trago amargo, que às vezes custa a passar.

      (sim, ler um bocado em avanço para evitar situações embaraçosas ou mesmo traumaticas. Oh não, com irmão logo para começar... ja não me lembro de nada disso).
      Comprámos dois livros ilustrados para crianças, um sobre a fada Morgana e outro sobre o Merlin, mas foi tudo despachado em meia hora, e agora estão a reclamar mais material e eu já dei tudo o que me lembro. Já tive que ir à Wikipédia e tudo, caneco.

      Eliminar
  6. Pois claro que li. Os quatro volumes inteirinhos. Foi a minha professora de português do 10.º ano que emprestou. Eu comecei a ler tarde, porque em minha casa não havia livros, mas devorava tudo o que me aparecia. Por isso, essa professora, a Rosa Guedes, que nunca esquecerei, trazia-me todas as semanas um saco de livros.
    Quanto a voltar às Brumas de Avalon não sinto necessidade, porque é uma obra que ainda tenho bem presente. Estou é cheia de curiosidade de ver como será que a Bea vai reagir (quando lhe acabar esta obsessão com a Jane Austen...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li muito nesta fase, uma média de 2 livros por semana, um do hipermercado e outro da biblioteca dos meus pais, mas lembro-me de muito pouco, sei mais ou menos a historia e a impressão que me causaram, mas os detalhes foram-se quase todos. Excepto a metamorfose de Kafka, que se fizer um esforço, devo-me lembrar de cada pormenor.
      Ui, a Bea também é de obsessões ?

      Eliminar
  7. gosto tanto destas (tuas) estorias e ja ha muito tempo que ando com vontade de ir conhecer a bretanha! en attendant vou viajando contigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bretanha é um mundo ! Ainda hei-de fazer aqui uma lista de must do da Bretanha.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. (e aquele lago/rio, com um bocadinho mais de bruma, é tal e qual a passagem para Avalon que tenho memorizada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este lago, supostamente é o "espelho das fadas" e ao fundo a branco estava, segundo a minha filha, uma fada. Depois percebemos que era apenas uma noiva. Ora bolas. Mas vê-se muita gente vestida de uma maneira diferente, grandes vestido brancos, ou familia inteiras de goticos. Um ambiente muito à parte. Muito à parte... principalmente quando cai a noite... Oooohhhoohh !

      Eliminar
  10. Eiiina pá, pois já não me lembrava disso, talvez a minha mais velha goste!.. (Sim, é melhor reler antes, mas sim, como os devorei todos na altura! E acho que até já me tinha lembrado deles mas já me tinha esquecido outra vez...)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que se criou aqui uma onda de releitura das Brumas de Avalon, depois logo faremos um apanhado das nossas novas leituras (e das nossas filhas), decepções ou encantamentos.

      Eliminar
  11. Tomb Raider, Mega Moolah, Mermaid's Millions, and Blackjack are some of the new Android game apps that have been released from Microgaming's partner, Spin 3.
    You will eventually run into the Download Location menu with two options:
    Wii System Menu and SD Card. However, make sure that your phone is equipped with a powerful processor to enable deeper searches and devise a strategy to give a challenging
    game of chess.

    My webpage; http://robotc.mx/

    ResponderEliminar
  12. Therefore, the characters must sell animal skins in order to
    get money for buying the weapons. Stored energy printers.
    Hometown Retired households are comprised of retirees, two-thirds
    of whom are over 65; nonetheless, don't assume that these people don't do much
    more than hang around the house and watch TV all day.

    So, in conclusion, removing the headphones from your MP3
    player is not bad, provided you don't yank too hard on the cord. An analysis this change will give us insight into the supposed benefits they entail. Originally established as a sanctuary for the Nilgiri Tahr, the 'The
    Eravikulam National Park' has now turned into a highly popular tourist spot. Of course, many people looking to boost their bone health choose to supplement their diets. It works across Windows XP, Windows Vista, and Windows 7, and Maxi - Vista surprised me by how well it worked with it. Today, the company has over 1. Two people have a heated argument, voices raised, vocalized obscenities, hearts racing ' obvious discord all rooted in fear.



    Feel free to visit my page no crysis add ons
    my page > crysis aimbots

    ResponderEliminar
  13. If you are using firewall software such as Outpost Firewall
    Pro, the paid edition of Online Armor and Kaspersky Internet Security or PURE, you can take advantage of using
    their Blocklist feature that will block connections to known
    malicious URL and IP addresses. com’s report.
    Search engine marketing (SEM) is an essential a part of any site promotion strategy.
    While you’re at it, remove all or fix 404 errors.
    If you simply copy the original manufacturer's description, you don't add value
    to your product and you certainly don't add your personal touch that can make you stand out from your competitors. Examine in detail the shift in the customers' rank,
    and progress in their positions. Social networking Optimization Websites which include Facebook and You - Tube could
    be the latest examples of how "personal" websites
    can be appropriated for business. Content writing for websites is not as
    simple as typing out a predetermined amount of words, if you wish
    people to view the content. Configure You - Tube settings by changing the
    default settings to your preferred and secure preferences.

    Over the years, web promotion has made a mark in the industry
    and has helped numerous entrepreneurs to build
    large business return through web. So, most move slowly when deciding
    on who becomes the company's SEO. If the comments are created for solely promotional purposes, they will probably get deleted. The SEO agencies must take care of the fact that the traffic is getting converted to potential customers. Regardless of whether you like it, love it, or hate it, social media has become a major player in the SEO world, and it is a costly mistake to ignore it. This is where your innovative SEO marketing techniques can achieve a high search ranking for your budget motel whenever a user is specifically searching for a motel at your location. SEO defined. In fact, soon, not using RDFa could put a site at a disadvantage. SEO is becoming the most rewarding career nowadays. Such companies know the best about industry and market trends. This is more of an indirect way of getting direct traffic to your e - Bay store.

    Also visit my page ... blogspot.co.uk
    my webpage: www.kristen-b.net

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. You could experience natural disasters like cyclone, tornadoes,
    earthquakes, and fire. Like a pc when much too many programs are downloaded at the moment the process can shut lower from overuse.

    The fragmentation from the system registry results
    in bad functionality in not simply gaming; but also in common
    operations of the computer.

    Also visit my site kostenlos spiele spielen - demarlinotin.webs.com

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios