3.9.12

Quando as portas se abrirem

Levou-me pela mão. Era enorme. O dobro do meu tamanho, com a barba de sempre e tão bonito como quando a minha mãe se apaixonou por ele. Nunca estive apaixonada pelo meu pai. Mas gostava dele de uma forma venosa e crónica, como apenas os filhos com sorte podem gostar. E a verdade é que ele devia estar mesmo bem parecido no meu primeiro dia de escola. A seguir ía para o trabalho e estava de fato e gravata e sorriso.
Tão diferente das mães agarradas aos filhos que faziam por não chorar.
Lembro-me de estar com ele à espera que as portas da escola abrissem e de o sentir feliz. De me sentir feliz. Ele a espreitar pelas janelas, mais alto que os outros pais e mães, e a dizer-me que as mesas eram pequenas e que ía ter um lugar só para mim, que ía aprender muita coisa, que ía fazer amigos e que tinha muita sorte e que gostava ele era de estar no meu lugar.
Não me disse "porta-te bem" como ouvi às outras mães, recomendou-me "diverte-te". E foi o que tratei de fazer. Entrei na escola como quem entra na feira popular.

Amanhã a minha filha vai para a primeira classe. E eu sei como é que isto aconteceu.

8 comentários:

  1. Que bom lembrares-te ainda com tantos detalhes!
    (vais pôr uma gravata para a levar a escola?)

    (hihihi)

    ResponderEliminar
  2. E estranhamente não me lembro de nada que aprendi em matemática no 12° ano, estás a ver uma coisa destas ?

    (Não vou pôr gravata, mas em compensação vou com o pai, que não vai trabalhar para estar presente nesta ocasião única e também quer estar presente no post que ela vai escrever daqui a 30 anos, seremos dois, deve contar para alguma coisa. Talvez ponha perfume)

    ResponderEliminar
  3. Deliciosa esta memória selectiva.
    De que interessa a matemática do 12º, quando o mais importante é essa mão que nos leva à escola como quem nos leva a um parque de diversões, sem tensões, sem birras, sem pieguices.
    Eu tenho uma foto do meu 1ºdia de aulas, talvez um dia mostre ;), fui com a minha Mãe, levava umas tamancas azuis escuras, um vestido de alças verde claro (Verão, Algarve, claro!) com umas cerejas bordadas e um casaquinho de malha azul escuro, sem um dente à frente e um grande sorriso.
    Põe perfume, eles irão lembrar-se do teu cheirinho quando forem mais velhos - eu lembro-me. Bj
    ('tou pieguinhas, fizeste-me lembrar esses tempos bem alegres e totalmente despreocupados)

    ResponderEliminar
  4. Nada de te disfarçares de senhora das limpezas (sendo portuguesa, calculo que seja fácil entrar à socapa pelas traseiras da escola) para espreitares a primeira aula.

    (como é que eu vou conseguir espreitar o meu, daqui a um ano...?)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom sinal, saberes como isso aconteceu :)
    E a recordação do teu primeiro dia de escola é do melhor! com o pai. Ainda por cima um pai giro.

    ResponderEliminar
  6. Pai E mãe? essa miúda deve sentir-se a menina mais importante do mundo. Daqui a 30 anos temos post, aposto com quem quiser!

    ResponderEliminar
  7. Já pensei na foto deste dia, no meu caso na ausência de foto. Não faço ideia de como estava vestida, nem como era a minha mochila, se ficaria com uma pose de sorriso aberto ou com um olhar tímido. E se por uma questão de curiosidade até gostava de a ver, por outro lado, questiono-me sobre o que poderia apagar à minha memória. Memória esta, que vista daqui é perfeita e convém-me às mil maravilhas.

    Apetecia tanto espreitar, tanto. Ao almoço, soube apenas o que ela contou com muita pressa, que tinha que tinha outras coisas para fazer (ela). Mas gostou da professora e ficou na mesma carteira que a amiga do coração. E já foram chamadas à atenção porque estavam a falar. Mas a culpa foi da outra que ela é um anjo que não parte um copo. Jura ela.

    Juro que o meu pai era mesmo giro, estive a ver fotos da altura este Verão. Só não sei como é que nunca foi preso com aquela barba, mas isso é outra coisa.

    Não éramos os únicos a acompanhar em peso os filhos, longe disso. Anda muita gente a trabalhar a sério para as recordações futuras.

    Bolas, esqueci-me do perfume !

    ResponderEliminar
  8. Digo sempre sempre "diverte-te", curioso que nunca ouvi ninguém dizê-lo ao meu lado, mas leio-o a anos de distância. É isso.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios