30.7.12

Mas regressar onde ?

Na mão esquerda, o Retorno de Dulce Maria Cardoso, para juntar peças à história da minha família, que teve que retornar a Lisboa. Regressar onde nunca se tinha estado. Livro tocante. Na mão direita, um conselho de férias precioso para me dirigir às aldeias de xisto e às praias fluviais da região centro. Itinerário telecomandado. Muito obrigada. Aldeia do Casal de São Simão ? Este nome não me é estranho. Misticismos à parte e muita omissão de auto-estupidez depois, descubro que estou a andar na aldeia de antepassados longíquos, que todos esqueceram sem fazer por mal. A minha filha quer comer todas as ameixas que conseguir agarrar nas árvores alheias. Deliciosas. O meu filho não pára de correr e de cair. Quase desejo que no joelho fique com uma recordação. O francês percebe tudo. E ainda bem, que eu não percebo nada.
Não sei qual a frase mais acertada para final desta mensagem. Quanto mais me encontro mais me perco. Quanto mais me perco mais me encontro.
400 veados na Serra da Lousã ? E entram nas aldeias à noite para roubar figos ? Mas por onde é que eu tenho andado ?

7 comentários:

  1. Aldeia de S. Simão, linda!!!! junto á minha terra, Avelar, vai!!! vale bem a pena, a aldeia é linda e tens junto a ela um sitio lindo, as Fragas de S. Simão!

    ResponderEliminar
  2. Também estivémos nas fragas, lindo. Mas não aproveitámos como queriamos porque nos disseram que a qualidade da água deixava a desejar.

    ResponderEliminar
  3. A aldeia de xisto mais gira da serra da Lousã é o Talasnal. Sem dúvidas!

    ResponderEliminar
  4. Oh não ! Já lá não estamos e não vimos essa... Na serra da Lousã fomos a Candal, Gondramaz e Chiqueiro.

    Blogosfera, vou para o Minho agora, se tiveres algum segredo ou sugestão diz agora ou cala-te para sempre !

    ResponderEliminar
  5. No Gondramaz? Os meus pais têm lá uma casa!
    400 veados na serra da Lousã? Garanto que são muitos, muitos mais e descem durante todo o ano às aldeias e dão prejuízos enormes a quem tem agricultura, comendo e destruindo. :/

    ResponderEliminar
  6. Sempre foste às praias fluviais do centro? Nós vamos regressar a Campelo no ultimo fim de semana de Agosto... Aproveitem muito e espero que a minha sugestão não seja decepcionante... nós adorámos!!!

    ResponderEliminar
  7. Full time mom, são uns sortudos, é o que te digo. Vão muitas vezes para Gonframaz, confesso que esperava ver mais gente nas aldeias. Estava muito bonita, mas mesmo em Julho estava vazia.
    Quanto aos veados, percebi que nem toda a gente os apreciava, devera haver uma maneira de coexistirem com os agricultores, não?

    G_Ticopei, fomos e adoramos. Muito obrigada !

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios