27.3.11

Hoje sou o Michael J. Fox em 85 (com o cabelo do Dr. Emmett Brown) (não perguntem)

1950. Ela veste a roupa que faz, criança brincou com as bonecas de pano que inventou, pastoreou ovelhas, colheu a fruta e os legumes que comeu à hora do jantar, ainda pequena correu kilómetros sozinha para brincar com as amigas preferidas da aldeia do lado, aprendeu a escrever numa ardósia e acredita que foi feliz. Casou-se para a vida, teve filhos, tomou conta da casa e do marido. Disse aos filhos para estudarem, serem ajuizados, trabalhadores, honestos e, se forem mulheres, prendadas.

Dr. Emmett Brown: [reads the "Save the Clock Tower" flyer and reacts with hope] This is it! This is the answer. It says here... that a bolt of lightning is going to strike the clock tower at precisely 10:04pm, next Saturday night! If... If we could somehow... *harness* this lightning... *channel* it... into the flux capacitor... it just might work. Next Saturday night, we're sending you back to the future!

1970. Vestiu as roupinhas que a mãe lhe fez, mas nunca aprendeu a coser, as bonecas eram loiras e de plástico, mudou de cidade para continuar os estudos, casou, viu algumas amigas divorciar, teve filhos aos 20 anos, trabalhou com o diploma que mereceu, cozinha para o marido, arruma a casa sozinha, passa a ferro a roupa dela, dos filhos, do marido, o casaco de Inverno do cão. Não tem a certeza de qual a árvore dá as maçãs ou as peras. Vai pôr verniz vermelho nas unhas, fazer dieta, pintar-se de cores garridas, nunca mais usar calças de elefante, hesitar pouco entre os partidos do centro. Vai fazer tudo, queixando-se às vezes, mas assumindo tudo. Estoicamente. Vai dizer aos filhos para estudar muito, muito, muito, divertir-se e ter filhos mais tarde. A ideia de ter netos agrada-a.

Marty McFly: If you put your mind to it, you can accomplish anything.

2010. Vai estudar, vai trabalhar, vai-se divertir muito, muito, muito. Aos 30 anos e contra todo o seu passado, junta-se e tem filhos. Dúvidas, dúvidas, dívidas. Continua a trabalhar ou pára para os educar ? Continua a comprar a roupa, ou tenta a sorte com uma máquina de costura ? Preocupa-se com o preço dos legumes, ou com os pesticidas que não quer engolir ? Voltará a entrar na máquina do tempo e recomeçar em 1950 ? Vai querer mudanças políticas, vai-se indignar.  Diz aos filhos para estudar e não esquecer a importância de se ter bons e estratégicos contactos. Ambiciona reconhecer no filhos uma cabeça aberta para absorver, criticar, mudar de posição e um coração humano e solidário.

Marty McFly: What if I send in the tape and they don't like it? I mean, what if they say I'm no good? What if they say "Get outta here, kid. You got no future."? I mean, I just don't think I can take that kind of rejection. Jesus, I'm starting to sound like my old man!

2030. Estudou e brincou na escola, estudou e brincou na vida. Conhece mais do mundo, do que a mãe conheceu nos livros. Vai questionar, com segurança, o que a rodeia. Vai arriscar muito a nível profissional, vai mudar 4 vezes de profissão, mas com uma linha progressiva. Não vai abandonar nada, vai conciliar. Vai estar atenta aos seus instintos. Vai ter filhos, se quiser, e companheiro, talvez dois. Talvez duas. Vai saber tudo sobre a sua família, sobre a natureza e vai compreender que o verdadeiro progresso tem que envolver todas as partes - todos têem que ser escutados - vai sentir-se responsável por quem tem menos sorte e não vai conseguir fingir que os baixos preços são uma questão de sorte e não de exploração. Não vai compreender como é que questões como o racismo, a desigualdade de classes e de géneros é ainda um assunto de conversa. Vai de certeza ser feliz, porque não se vai preocupar em sê-lo. Não faço ideia do que vai dizer aos filhos.

Dr. Emmett Brown: Don't worry. As long as you hit that wire with the connecting hook at precisely 88mph the instant the lightning strikes the tower... everything will be fine.

7 comentários:

  1. Não me pareceu mal essa projecção. Não me importaria de ser essa mulher de 2030. Haja espaço para que isso aconteça aos nossos filhos...

    ResponderEliminar
  2. Este post está tão futurista que eu acho que só vou conseguir comentá-lo em 2013, mais coisa menos coisa :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que em 2030 é capaz de não se cansar de falar da mãe dela aos filhos.

    ResponderEliminar
  4. Huummm, estou a ver que fui mais longe do que a série Espaço: 1999 - vou tentar ser mais realista da proxima vez. Incluir uma forma nova de exploração que começaria com boas intenções (Dogville do Lars Von Trier poderia dar-me algumas pistas), um novo tipo de objecto de desejo obsessivo que ocuparia espaço vital em cérebros incautos, algo para substituir sapatos e I-phones, etc. Não, definitivamente, não é realista ver tanta evolução e não contar com o atraso que se anda a arrastar ha tanto tempo.
    Tss, tss, tss, este blogue vai de mal a pior.

    ResponderEliminar
  5. Ah não, é que nem pensar. Por todas as alminhas mantem o Von Trier afastado deste blog. Assim como assim, polémica por polémica, pega no Mel e escreve em aramaico ou lá em que língua é que ele fez aquele filme do Cristo.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios