11.3.11

Dêem-me 2 horas e eu transformo este post num anúncio de margarina

E vai ser essencialmente por causa do meu cabelo. Em 20 minutos encho a despensa de toda a tralha espalhada pelo chão, lavo os vidros, passo o aspirador. Excepcionalmente, passo a nossa roupa a ferro, queimo-a, e peço ao pai dos meus filhos para passar uma outra alternativa vestimentária. Mais experiência. Dou um jeito no cabelo do minúsculo, outro no do pai dele, escovo o cabelo da minúscula e lavo e deixo secar o meu ao ar livre (daí as tais duas horas). Em cima da mesa coloco a toalha para as visitas, a melhor loiça, corro à boulangerie, nem imaginam os croissants e o pain au chocolat que aquele padeiro sabe fazer, e as baguettes tradition e os macarrons, e depois é só filmar, assim, à bruta, sem textos, sem ensaios, sem luzes especiais. Juro que sai perfeito. Talvez humorístico, talvez um bocadinho caótico, mas vão ver como a margarina vai-se vender que nem pãezinhos quentes.
Queixo-me. Pois queixo. Imensidões de queixumes. Cardumes de posts com isto e com aquilo.
Mas no fundo sou uma fraude.
Tudo o que tenho e sou, tenho-o e sou-o porque assim bem entendi. Foi tudo escolha minha. O acaso e o azar não foram para aqui chamados.
Se vivo longe da familia, foi porque me apeteceu largar um emprego bem desenrascado, para seguir um instinto louco e digno de um Indiana Jones urbano, fi-lo porque estava apaixonada e quis viver um amor em Paris. Pareceu-me bem e fi-lo. Agora queixo-me que não estou ao pé de muitos dos meus, pois queixo. Um jeitaço ter aqui 5 babysitters gratuitas e outras companhias para o cineminha de sexta à noite. Mas quando quero mesmo, quando é mesmo muito forte, recorro a uma companhia de baixo custo e, sem medos da fraca manuntenção, em 2 horas estou na Portela.
Depois, quase do nada, decidi ser mãe. No primeiro mês que disse que era desta, foi. E da segunda, esperei 4 meses, ai o catano, que não estava assim no argumento.
E a seguir, como se não bastasse, que sim, que era boa ideia parar de trabalhar novamente para me dedicar às crias e a esta loucura que pode ser a aventura maternal. Certo, li na diagonal a parte das noites sem dormir e das birras, mas bolas, dizer que sou uma mãe capotada é das maiores mentiras que eu já disse em toda a minha vida. Ai, e disse já tantas !
O meu acidente foi orquestrado.
Tal como seria o anúncio da margarina.
Tal como é este blogue.
Sou uma mãe, que adora ser mãe e que gosta de estar em casa, por muito dolorosamente cor-de-rosinha que isso possa parecer. Que detesta não dormir. Sou uma mãe assim-assim, que quer ser melhor. Que quer ser muito mais. Que às vezes gostava de não ser apenas mãe e de estar a escrever outro tipo de linha no seu curriculum vitae. Um mãe quase igual ao que era antes de o ser, eternamente à procura de algo mais, às vezes a fugir, às vezes a encontrar. Mas bolas, acima de tudo uma mãe com uma sorte do caraças.
E agora vou a correr comprar o Euromilhões, que vocês depois de lerem isto vão também aplicar o filtro rosa n°75 e vão perceber que sorte têm vocês, que nem sequer nunca pensaram ser capotadas, e vai tudo desatar a jogar, mas quem vai ganhar sou eu ! Que tive a ideia primeiro.

22 comentários:

  1. Ouve: estás a gozar comigo, ou viste mesmo a luz?
    Gostei muito de ler este post.
    Tem lá tudo: a liberdade da escolha (a loucura também) e a alegria.

    Agora fico a torcer para que o mais novo te leve uma mantinha para não teres frio, e que a mais velha um dia destes diga peça o teu cachecol para lhe dar melhores sonhos.

    (vais ter de mudar o nome ao blogue) (talvez para: descarrilamento controlado) (hihihi)

    ResponderEliminar
  2. Agora arrisco-me a ser escorraçada e atirada às feras por fazer um bocadinho de humor negro mas, sou assim, para tentar gozar com a vida quando ela teima em gozar connosco:

    "Bolas, isso é que foi um tsunami interior/interno!"

    ResponderEliminar
  3. Olha, hoje não resisto a comentar-te, que adorei este post tão bem escrito e (percebi) tão verdadeiro. E que não sei se desde que privei o meu mundo lá continuas a ir ou não, por isso acusa-te. bisous

    ResponderEliminar
  4. Admiro-te bastante, olha que muito pouca gente largava tudo para ir atrás de quem estava apaixonada e deixava o emprego para tomar conta dos filhos. Li uma vez que se estivermos indecisos entre duas opções num determinado assunto, seja qual for a opção que escolhamos vamos-nos arrepender. Eu acho que se seguirmos o nosso instinto sem medos conseguimos sempre tomar a decisão melhor. Parece-me que foi o que aconteceu contigo, parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  5. Anouska, curiosamente outro dia disseram-me exactamente o contrário: se estiver na dúvida (e estava: entre comprar um sotão para fazer um apartamento no centro ou um terreno para construir uma casa, menos central), depois de tomar uma decisão ela vai-se revelar a melhor.
    Pois é isso que estamos a sentir agora. Comprámos o terreno, nunca mais nos lembrámos do sotão.

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me em muitas das tuas palavras. Gostei de ler e gostei de me rever :o)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mas que caralho (desculpa, nem sempre controlo este lado tripeiro, estás à vontade para censurar), agora lês pensamentos? Eu é que devia ter escrito isto!!Sempre a pensar nas coisas primeiro que os outros :), que mania!

    ResponderEliminar
  8. Helena - Estou a gozar um bocadinho, mas não mais do que nos outros posts e não mais do que vocês. Todas podemos fazer este tipo de posts, assim como, os tais das queixas e das lamurias, todas de vez em quando, saimos da nossa vidinha e olhamos do lado de fora da janela e podemos dizer (ao menos em algumas fases da vida) - bolas, tenho mesmo uma grande vida, uma grande sorte. Acho que a tal consciência da sorte que temos, a tal mais sensata e permanente, deve vir mais la para a frente. No filme da coluna Epoca, era o personagem mais velho que dizia as coisas mais sensatas, não era? Por enquanto, vou vivendo, felizinha uma vezes, a queixar-me outras, mas na maior parte das vezes divirto-me muito com esta barafunda toda, ja é qualquer coisa, não ?

    Duchess - Eu compreendo o que dizes. A ti, mais o tua vontade de ires ao Japão... Vais ver que tudo se vai realizar, a tua vida descapota-se e terão, sempre, Tokyo.

    Sophis - Sim, é verdadeiro,ou ao menos é uma das facetas da verdade.

    Anouska - Eu vou sabendo que não ha muita gente a fazer este tipo de reviravoltas de cada vez que ouço "Enlouqueceste ??!!". Ja essa coisa de ter sido a decisão exacta ... como é que vou saber, na volta agora era Primeira Ministra de Portugal e no Eurovisão estaria uma canção chata, com violinos e harpas, que se chamaria "Como conseguimos passar à frente da Alemanha", ou qualquer coisa do género.

    Mara e Catarina - :)

    Calita - Ai o catano, mais a gente do Norte que, por causa deles, em Paris, a palavra portuguesa mais conhecida não é amor...
    Escreve na mesma, depois dizemos que é um movimento que nasceu - "Mães em casa flower power", ou coisa do género.

    ResponderEliminar
  9. Não é amor? Então é o quê?
    Será "binho"?

    Se fossem da minha aldeia, a palavra mais conhecida era "comlicença". Pedem licença antes de dizerem palavras feias. Mas por acaso palavrões não são palavras feias.

    Eu explico (só para os maiores de 18 anos):
    - Fui ali abaixo buscar um carro de com licença estrume que tinha dos com licença porcos, mas o caralho do eixo partiu-se e o com licença estrume espalhou-se todo e eu fiquei fodido.

    ResponderEliminar
  10. E a Felicidade é tudo isso!
    É sermos nós proprios, AUTENTICOS, VERDADEIROS.
    Por falar em felicidade,hoje criei Blogue. Estou contente porque significará um espaço de partilha de experiencias, pensamentos reflexões.
    Estão convidadas.
    Eduarda

    ResponderEliminar
  11. ... isto é tudo tão diferente como se tivesses três orelhas, dois narizes e um penacho no cocuruto...; isto é tão bonito...
    Invejo-te...
    ...
    No outro dia, subia Stª Catarina e chovia e voltava para a casa com as cadelas à espera e a progenitora doente e as fotos do que foi e uns rabiscos sobre o que poderia ter sido pelas gavetas e pensei de repente: "na próxima vida quero ser mãe."
    Assim, de repente.
    (nunca disse isto a ninguém)

    ResponderEliminar
  12. Helena - Não estarás a comlicença exagerar ? Onde é que fica o raio dessa aldeia (nortenha) ?

    Dadinha - Isto é parte da vida, com pequeninos momentos de felicidade aqui e ali, não é ?

    Margarida - Assim de repente, numa outra vida, gostava de não ter filhos, de agarrar numa pequena mochila e passar a vida de terra em terra a conhecer o mundo. No fundo, no fundo sou uma nómada reprimida... com certas dificuladades em acreditar em reencarnações.
    Dois narizes ? Tenho meio nariz, não tenho quase olfato...

    ResponderEliminar
  13. Ouvi com estes que a terra coisital.
    Nem queria acreditar no que ouvia, para falar verdade. é mesmo assim: palavras como "porco", "estrume" e "cocó" exigem licença especial.
    As outras (não precisas de um desenho, pois não?) são usadas como pontuação.

    A aldeia fica entre Barcelos e Viana, e mais não digo.
    A minha avó tinha uma empregada que dizia um palavrão a cada três palavras. Era muito engraçado. Uma vez, para mostrar como o filho de ano e meio era "guicho", gritou-lhe "ai meu filho da puta se te apanho fodo-te os cornos" - e o miúdo desatou a correr naquelas perninhas gordas, e ria, e ela ria também "vê como o caralho do rapaz é fino? foda-se, que ele é fino como um alho!"

    (já não está aqui mais ninguém, pois não?)

    ResponderEliminar
  14. LOL! estou, pois!
    ;)
    mas sou do Porto, 'conheço' este português de gingeira!
    LOL!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Entre Barcelos e Viana... a ver se dou uma voltinha ao Norte este Verão. E antes que a coisa descambe (ainda mais) vou utilizar a técnica ancestral de desviar a atenção - Epa, o Hessel !!!!
    Grande Stéphane Hessel !! Aqui ele anda a marcar mentalidades, fico feliz por lhe teres dado tempo de antena - é tão refrescante ! Acho que é bem capaz de ter o discurso mais sexy dos ultimos tempos ! Ando a lê-lo aqui e ali, mas é definitivamente alguém que merece mais atenção.

    (E depois admiras-te que te bloque a entrada...)

    ResponderEliminar
  16. hihihi

    Ó pra nós, a achar graça a um homem de quase 100 anos. Provavelmente estamos a ficar sábias.

    Agora, a sério: sábio é ele. Parece-me mesmo a voz da consciência do séc.XX - do ocidental, pelo menos. Houvesse mais meia dúzia como ele!
    (viste os vídeos do link no meu post?)

    ResponderEliminar
  17. Sabes quem mais critica de forma negativa as mulheres que fazem este tipo de escolha? As outras Mulheres. Como se cada uma não tivesse o direito de viver a vida conforme quiser, com quem quiser, onde quiser e da maneira que quiser.
    Sempre disse que tenho perfil ideal para "Dondoca" (bem sei que não é isso que és, mas... tu percebes). Quem me dera poder mandar à fava todos os condicionalismos sociais que me "obrigam" a enviar os tais CVs e que me dizem que só sou Mulher, a sério e como deve ser, se for o mais parecida possível com um Homem... Quem me dera poder dizer: Vou largar tudo, vou ter filhos e vou criá-los até onde puder e o resto que se lixe porque nesta coisa da vida, o que interessa mesmo, mas mesmo-mesmo-mesmo, é o que nos vai no coração e na alma e não o que colocamos no tal CV para que todos vejam o quanto batalhamos para negar tais vontades.
    Admiro-te muito. Tanto nas opções, como na forma como as vives.
    Muito mesmo.

    ResponderEliminar
  18. Helena - Encomendei o "Indignez-vous !" (2,5€? Sera que me enganei ?) Vou entrar na cabeça daquele homem, tu vais ver ! Vi alguns videos, não todos, vi o da faixa de Gaza, bem falado, mas de quem vem não podia ser doutra forma. Sera que é desta que encontro o meu guro ? Não percas as cenas dos proximos capitulos.

    Me - Bom, bom, não e caso para tanto. O meu percurso foi muito facil, sempre tive opção de escolha, ou, sim, podes dar um bocadinho de valor a este pontozinho aqui : Procurei a escolha. Bah, nem isso, às vezes procuro, outras vezes contento-me. Bah !

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios