7.12.10

Minúscula, essa grande criadora de tendências

Existe um problema, raro, neste blogue com o shopping que implica palavras como pânico, insuportável e correr-a-sete-pés. Para atenuar esta fobia, minha e do cartão de crédito familiar, compro roupas propositadamente grandes para a minha progenitura inocente e pouco atenta a estes detalhes.
Vamos fazer uso a um exemplo práctico, para a Minúscula, compro supersticiosamente roupas de tamanho par*, o que resulta, com um pouco de sorte, caneleiras e pintura lavável, em roupas com um ciclo de vida alargado, enormes aos 4 anos, boas aos 5 anos e réz-véz-Campo-de-Ourique aos 6 anos.
Desta vez trata-se da problemática do casaco de 4 anos, que aos 4 anos da Minúscula está precocemente apertado e que, com um pull já não fecha. O que, convenhemos, com 3 graus negativos, neve e tudo a que temos tido direito é motivo para resmungar sim senhora, que desta vez a catraia tem razão. Contrariada lá fui eu shoppar** um casaco 6 anos. Aquilo fica-lhe imenso. Passámos a tarde toda a gozar que parece que anda com uma tenda mongol, que fica muito bem vestida de igloo, etc. Temos um livro giro sobre casas do mundo que não ajudou à festa.
Ponderando trocar, lá deixei mesmo assim a mum-victim apresentar-se neste estado à sociedade e partir mascarada para a escola. Não sem reparar que ía feliz da vida com o seu casaco-monstro novo, que mais parecia em 2a. mão, emprestado de uma irmã mais velha, caso tivesse uma.
Mais tarde, recebo um telefonema de uma mãe a perguntar-me que casaco é que a minús, protagonista deste blogue, tinha levado, que a filha não se calava, que gostava de ter também um "casaco-casa" ("manteau-maison", em francês no diálogo telefónico original).
Se daqui a 2 anos a moda chegar a Portugal, já sabem onde começou o buzz.
Neste momento fashionistas de todo o mundo andam à procura da minha foto na net para a utilizarem como método de aperfeiçoamento de pontaria. Com dardos. Dos que picam. Dos que fazem mal.

*há excepções, atenção, que não sou dada a fundamentalismos, de vez em quando aparecem aqui roupas que são efectivamente para o tamanho exacto
**conj. do v. no p.i. : eu shoppo, tu shoppas

3 comentários:

  1. casaco-tenda parece-me algo verdadeiramente inspirador. Nunca se sabe quando se fica preso numa avalanche de neve :p

    ResponderEliminar
  2. Costinhas - Exacto, também me parece bem e neve é o que não falta por aqui.

    Cat - Yes, that's right !

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios