29.11.09

Acerca da escolha dos nomes

Há casais que escolhem o nome dos filhos no primeiro dia de namoro, neste blogue ... nunca.
A meio da gravidez começo-me a preocupar. Há
 uma agravante, o pai dos meus futuros filhos é francês. Outra língua, outra cultura, outra "moda" de nomes e, pior que tudo ... implica-se enormemente nesta questão da paternidade. Para cada sugestão minha havia uma rima pronta, que iría destruir a paz no recreio da criança, com toda a turma a gozar "Tomas é um tomate !" ou "A Ana é anal!". Procurámos na net. Os nomes originais, podiam ser pesados, e se a criança for tímida ou se a personalidade não tiver nada a ver com o nome? E se...
Foi complicado.
Depois havia os nomes que agora são "giros" em Portugal, que são démodé em França. Depois o final do nome tinha que ir bem com o princípio do nome de família.
Os meus colegas de trabalho, sim porque na altura EU tinha um emprego (também tinha amigos, hobbies, vida social, momentos de ócio, mas quem está aqui a contar ?), também se metiam. Tatiana, Nadia... são nomes de meninas de vida menos boa de leste. Sim, eram muito finos os meus colegas.
Houve mesmo um serão de familia onde cada um escreveu uma sugestão. Tenho tudo guardado, h
á coisas lindas.
Aderimos a um livro pesadissimo de nomes, a coisa estava a ficar feia. Ainda por cima, é das tais escolhas que não se pode adiar indefinitivamente. Eu fiz uma lista, ele fez outra. Claro que não havia nenhum nome que coincidisse. Começamos a cortar, havia o direito de veto. Foi terrível.
Em 2006 nasceu a Minúscula.
Em 2008, entre gritos derivados a uma epidural que não pegou (sim, isto pode acontecer e aconteceu-me a mim) "Fica Minúsculo
, ok?"
Não estou orgulhosa ...








8 comentários:

  1. A procura do nome certo é sempre uma saga, nós acabamos por decidir numa madrugada já quase com os 9 meses, é que com a familia à mistura ainda era muito mais complicadinho! LOL

    mas foi muito bem escolhido :)

    jocas

    ResponderEliminar
  2. hahahahahahaha!

    se por estes lados vier um 3º vou usar essa táctica!!

    ResponderEliminar
  3. Ao escolhermos um nome para os nossos filhos estamos perante um dos maiores desafios da paternidade, a sério! ;)

    No fundo nunca podes agradar a Gregos e a Troianos e até mesmo ao Troiano/a em questão, que quando sair de dentro do "cavalo" pode nem achar piada nenhuma ao nome que tu lhe insistes em chamar...

    Mas cá para mim o essencial não é que o nome seja bonito, nem original, ou assim ou assado, o que eu acho imporante é que haja uma história por de trás do nome, essa história, simples ou não, anedótica ou dramática vai justificar o nome e quem o usar, mesmo gostando ou não saberá porque se chama assim, mas não vale a pena tanto stress afinal uma rosa com outro nome cheira a rosa na mesma não é?

    Aqui tens a história dos nomes dos meus xisbunhirgos!

    Obrigada pela vista ao meu blog!

    Bjocas,

    pOOka

    ResponderEliminar
  4. Julia em francês soa super bem!!!!!!!!!! (e muito mais lindo que em português, sorry :p)

    A tua gaijita afinal nasceu um dia antes da minha!!(e com mais uns anitos de diferença se entendo bem)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem por aqui saimos da eco das 18sem onde soubemos k era 1 menina e eu disse "vai-se chamar Eva!", sim pk entre as "inês", "andreias" e assim que o pai keria prevaleceu a minha vontade (atenção n tho nada contra estes nomes) ora bolas carreguei-a 38sem e 5 dias :P. A famelga gostou!
    Beijokas
    Nídia e Eva

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está o excerto do blog onde explica a escolha do nome da minha filhota "De volta para casa a mamã pensou em Eva. Porquê? Porque a mamã gostava muito da menina que tinha esse nome numa série que dava na tv “Os Serranos”, e porque é um nome biblico."
    Beijokas
    Nídia e Eva

    ResponderEliminar
  7. andreiavalente@hotmail.com11 de fevereiro de 2010 às 14:02

    Olá!
    Estou na mesma situação, o meu marido é francês, estou no 6º mês e nome para o petit nada!
    Decidimos q devia ser um nome que tivesse a mesma ortografia nas duas línguas, mesmo se a pronúncia fosse diferente...
    Andamos às voltas com Daniel, Gabriel, Hugo, Bruno, Óscar!... Que horror!
    Gosto é de Tiago, Jaime, Diogo... Sniff!!

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios