23.3.11

O bazar

Sinal peace and love nos dedos, prioridades definidas na cabeça, um sorriso na cara meia tapada pelos cabelos em desordem, corridas com batota para ver quem chega primeiro ao escorrega - uma mãe cool. Cooool, tão cool, que quando entra em casa, se satisfaz por ter aquele caminhozinho entre os legos e os cubos até chegar à sala. Até ontem.
Pé coxinho/pé nu/playmobil no chão não é uma boa combinação. Neste momento o meu pé esquerdo até se torceu todo, ao rever em flashback o filme do acontecimento. Auch!
Instaurei zonas livres para a confusão, prometo mundo e fundos, coloridos e cheios de açucar, na troca de arrumação, dou o exemplo. Nada parece ser conclusivo. Estarão, os meus tempos aureos anti-fada-do-lar, a chegar ao fim ?

23 comentários:

  1. Até os meus pés se encolheram mãe!
    E arrepiei-me....

    ResponderEliminar
  2. esses meus tempos chegaram ao fim no dia em que o meu pé desnudo se encontrou com uma peça de lego.

    bem vinda ao clube.

    ResponderEliminar
  3. Mas... e quais são as regras desse clube ? Como é que se improvisa uma casa sem perigos para a integridade pézal ?

    ResponderEliminar
  4. não tenho regras, mas intervi logo de imediato:

    1. lancei concurso público para alargamento de via pedal a pelo menos um metro, adjudiquei, e, dei início, acompanhei e conclui os trabalhos (concurso ganho pela mãe, espanto!)

    2. institui a lei, que tudo o que seja duro aka arma podal-letal, não pode ficar espalhado/esquecido no chão

    3. nas áreas mais críticas, olho para o chão pelo sim pelo não

    ResponderEliminar
  5. Helena - Nem te rias, que pode muito bem passar por ai ...

    Costinhas - Mas sempre ouvi dizer que os concursos publicos demoram anos a realizar-se. Ja o facto de seres tu a ganha-lo, é conforme ao instituido, muito realista. E sim, talvez tenha que se começar com alguma jurisprudência, nesta casa capotado-anarquica onde o ser maior nem sequer me vale de grande coisa...

    ResponderEliminar
  6. capotada, nunca acredites em tudo o que te dizem! havia (há?) concursos públicos cuja a data limite de candidatura era no próprio dia, horas depois de ter sido lançado e apenas para candidatos que conseguissem fazer o pino, ao mesmo tempo que equilibravam um daiquiri no dedo grande do pé direito, ou, para O que sabia do concurso muito antes de ser lançado, e tinha o curso todo de equilíbrio de daiquiris nos dedos dos pés.

    mesmo os anárquicos precisam um pouco de ditadura. lá por casa é igual.

    ResponderEliminar
  7. E ainda há aqueles concursos que antes de abrirem, já estão fechados. Mas, se o daiquiri for de morango, acredito que tenha hipoteses.

    ResponderEliminar
  8. Vocês duas não se tratem que não é preciso... :P

    ResponderEliminar
  9. crente, o nosso problema foi exactamente uma tentativa de cura mal-sucedida.

    (mas somos felizes)

    (acho)

    ResponderEliminar
  10. capotada, eu nunca provei um daiquiri. terei um problema?

    (isto agora soou a diário de Maria)

    ResponderEliminar
  11. sapatos de andar em casa (vulgo: chinelos ou pantufas) com sola sólida (tipo Birkenstock) também podiam ajudar. Sobretudo no verão, quando as botas EMU se revelarem um pouco como direi.
    De resto, se fosse eu (agarrem-me, que eu...) fazia uma fita dos diabos, chorava agarradinha ao pé, até os miúdos perceberem que as coisas deixadas pelo chão podem matar a mãezinha deles...
    Por aí, sem jogar com a culpa.

    Lembras-te da famosa escola montessori de que passo a vida a falar? Tinham uma regra muito clara: os meninos só brincavam em cima de tapetes (daqueles de farrapos), e no fim de brincar arrumavam tudo, enrolavam o tapete e arrumavam-no também. À parte o meu filho ter ficado incrivelmente organizado, acho que não lhe provocou trauma nenhum.

    ResponderEliminar
  12. Mas existe esperança de tratamento ? Boatos...
    Costinhas, no Verão emigrante, faço-te provar uns daiquiris, a seguir, vamos para a rua tentar fazer o pino, combinado ? Olha que normalmente corre bem, mas ainda nunca niguém que eu conhecesse ganhou algum concurso publico, talvez tu... que pareces mais informada e apta.

    Helena - Ouvi dizer, ouvi dizer, mas como é que se implementa uma coisa dessas ? Ja tentei, mas não consegui... alguém me anda a esconder algo...
    A opção da dramatização perdeu toda a credibilidade nesta casa no dia em que simulei um corte com ketchup, para explicar que é perigoso brincar com facas... acho que fui longe demais, nessa noite.

    ResponderEliminar
  13. por aqui aconteceu há poucos dias com a "Vizinha "cof cof que pisou um belo dum bicharoco que não me lembro agora o nome(vergonha) e depois de dançar e pular (em marcha lenta que isto da barriga tem que se lhe diga )agarradinha ao pé -prometeu um saco cheio dos ditos a caminho do contentor de lixo se a tralha não fosse arrumada em 2minutos....e deu gosto ve-los a arrumar tudo em tempo record e ela a vizinha cof cof-até se achou a mãe de filhos obedientes

    ResponderEliminar
  14. há sempre esperança pelo menos ou não fosse eu sportinguista

    e agora o melodrama barato!

    oohh porquê?! oooohhh! porque é que eu não andei na montessori quando era piriri?!ooooohhh infelicidade! afinal eu podia ser arranjada!

    continuando

    está combinado o encontro. o pino eu sei fazer. até grávida. tenho provas disso.

    ResponderEliminar
  15. Sonia - Consegues disponibilizar o video da dança em câmara lenta ? Oh, please, please !

    Costinhas - Opa, ja viste isto ? Vou ler muito bem, mesmo muito bem este artigo da enciclopédia do povo (http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Montessori), principalmente a parte dos dez pontos e ver, não apenas como aplicar aos minusculos, mas também a mim. Tu vais ver !!
    Quero as provas !! Mas, pelo sim, pelo não, tenta não engravidar nos proximos meses, o Daiquiri é indispensavel ao bom funcionamento do encontro em prespectiva.

    ResponderEliminar
  16. isto é muito triste ...rirem-se da desgraça alheia -não há vídeo para ninguém

    ResponderEliminar
  17. mas uma bebida dessas até ia ...:))))

    ResponderEliminar
  18. Nós temos um territórios brinquedos-free: o quarto dos pais. De resto, façam a confusão que quiserem mas a generalidade dos brinquedos volta às caixas ao fim do dia.

    ResponderEliminar
  19. Nós por cá: de x em x anos volta tudo a ficar em estado de sítio. E logo agora que estava tudo tão bonitinho. Vem o 3º elemento e zás. E parece que vêm cada vez mais insubordinados (ou exploradores, vá). Os mais velhos lá vão arrumando, mas nunca com muita vontade. Agora o reguila contestatário é do piorio. Como colocar regras? Como proibir-lhe a procura e a experimentação? O chão da minha cozinha anda cheio de papéis de receitas que ele, tão feliz o pobre, vai atirando para o chão. O marido diz que ele vai ser um grande chef. Eu digo é que vai ser um grande desarrumadão. Bom, mas mais vale isso do que as facas e os facalhões da gaveta de cima.
    Ontém fui dar com ele com um rolo de papel higiénico, a enrolar-se e a desenrolar-se, feliz como tudo.
    E eu? Eu suspiro.
    Suspiro pelos dias de hoje (ou pela espuma dos dias) e suspiro pelos meus dias daqui a um ano. Sim, a minha vida nunca mais vai voltar a ser a mesma. You know what I mean.

    Contra mim falo agora: sou muito inconsistente (uma péssima psi, é o que é). Nos dias de neura chateio-os e grito e barafusto e ponho regras e castigos e elogios até (vê lá tu!). Nos dias de muita neura deixo-os andarem porque acho que é melhor para todos. E nesses dias até prefiro pisar qualquer objecto não identificado do que me chatear. Há dias assim.

    ResponderEliminar
  20. hihihi, um corte com ketchup!
    (começo a desconfiar que gostava de ser tua filha)

    ResponderEliminar
  21. Gralha - Aqui também não entram brinquedos no quarto dos pais, mas é recente e em nada abona em favor da nossa autoridade. Os Dragões continuam a ter mais força.

    Madame Pirulitos - às vezes resta-nos apenas suspirar, houve uma altura que suspirava tanto, mas tanto, que a Minuscula passou a ter esse tique. Como não queria ter essa responsabilidade, tive que parar com o tique. Mas aqui também tem dias, os que insisto para arrumarem, os que faço chantegem emocional, os que prometo, os que finjo não ver, os que sou eu que arrumo tudo quando eles não estão a ver. Assim é mais giro, não ha rotina.

    Helena - Bah, o truque do ketchup é um classico, nem fui eu que o inventei, nem nada. Também funciona com doce de morango.

    ResponderEliminar
  22. Normalmente insisto que ele tem de arrumar. Se acabou de brincar com os legos, arruma os legos. Se já não está a brincar com os carros, arruma os carros. Senão, mesmo que nenhum de nós esteja descalço, vai haver quedas na certa. Nos dias em que falta obediência aos mais pequenos e paciência aos maiores, empurram-se os brinquedos para um canto, com os pés, para não dobrar as costas (para isso mais valia arrumar).

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios