3.12.10

Pastéis de Belém ?

Devo escrever um texto, supostamente optimista (esta parte é importante), sobre a singularidade especifica de Portugal. Estou a fazer uma lista e apenas tenho clichés :
- Azulejos
- Sol  (clima ameno)
- População acolhedora (um mito?)
- Fado
- Estilo/arte "manuelino"
- Descobrimentos
- Luz de Lisboa

Alguém desse lado me pode salvar do senso comum ?

28 comentários:

  1. Olá,
    não sei se por aí passa o programa do antony bordain (no reservations) sobre a gastronomia nos vários países.
    esta semana passou aqui o programa sobre os açores e ele disse uma frase que achei fantástica e que define os portugueses: portugal foi o primeiro sitio do mundo onde ele esteve onde se fazem almoços de 4 horas e se fala do que se vai jantar. Em resumo um povo que não é feliz a comer e que não aprecia comida não é um bom povo. Acho isto foge um bocado ao cliché e que ao mesmo tempo nos define enquanto nação.
    Bjos
    clau

    ResponderEliminar
  2. Eu diria flexibilidade, educaçao e algum espírito de inovaçao. E muita gastronomia :)

    ResponderEliminar
  3. Clau - Vou ter que falar da gastronomia, claro. Mas sabes que aqui em França, dizem a mesma coisa dos franceses ?

    Rita Maria - Flexibilidade, vai ser acrescentada, obrigada. Educação, tenho duvidas, mas bolas, isto é tão subjectivo. Educação escolar acho que não posso mesmo acrescentar, educação "boas maneiras" tendo a pensar que esta a cair em desuso, serei apenas eu alvo de recentes experiências amargas ? Espirito de inovação sim, mas não havera em muitos paises ?

    ResponderEliminar
  4. Esqueceste de:
    1. Magalhães, a marca internacional!
    2. Futebol, a loucura
    3. Mar..muito mar!
    4. O famoso BACALHAU, atão!
    5. O Orçamento do Estado polémico!
    6. A típica condução portuguesa!

    Não me lembro de mais, se vier mais alguma coisa eu aviso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Vamos por partes :
    1. Magalhães, talvez. Mas não conheço bem, tenho que investigar.
    2. Não é apenas em Portugal.
    3. Mar, ligação com o mar... vou pensar.
    4. Bacalhau da Noruega, Claro, como me fui esquecer ? Bom, mas isso, ja iria ser falado no ponto gastronomia.
    5. Esqueceste a parte optimista da coisa
    6. Podes desenvolver este ponto ?

    Obrigada Catarina !

    ResponderEliminar
  6. eu também estou entre dois países. no caso, com os pés em lisboa, mas numa casa em que se fala 2 línguas!
    coisas boas de portugal, muitas delas vindas da cabeça do "imigrante" lá de casa: sopa. não conheço outro país que faça sopas tão simples, saudáveis e tão boas como as nossas.
    na europa central, não há sopa que não leve natas, o que, para mim, é um contra-senso: não deve a sopa ser o mais "saudável" possível?
    Ao clima ameno, temos obrigatoriamente que juntar o número de horas solares de que beneficiamos. Mesmo no Inverno, só anoitece perto das 6. Quem já viveu num país em que às 4 está quase noite (e que durante o dia o céu é invariavelmente cinzento), reconhece a importância do sol.
    E ainda...as praias. São de facto lindas e algumas ainda desertas.
    Continuando numa de panfleto turístico, bons hoteis (cada vez mais diversificados) e a bons preços.
    Mudando o rumo, os arquitectos contemporâneos: temos imensos e reconhecidos internacionalmente.
    Finalmente, a nossa capacidade de receber os imigrantes. Todos os relatórios internacionais recentes atestam que temos das legislações mais humanistas(quando penso que, actualmente, em actualmente, em Itália ser ilegal é crime...). Maria

    ResponderEliminar
  7. Ui! Há tantos portugais!
    Os cafés: poder ficar sentado a tarde inteira numa sala arte nova ou modernista (estou a pensar em alguns cafés do Porto, se é que ainda existem) pelo preço de uma bica. Os estudantes que usam os cafés como sala de estudo (pelo menos no meu tempo).
    As festas de rua nas cidades: a incrível mistura de arraial tradicional com modernidade. O S.João do Porto, que é a coisa mais democrática que conheço.
    A recuperação do litoral. O passeio de Espinho, por exemplo, ou aquelas passadeiras de acesso às praias que estão a transformar as dunas em paisagens lindíssimas.
    A simpatia: a peixeira do mercado de Cabeceiras que larga a sua banca para me levar ao restaurante onde melhor fazem as sardinhas; as pessoas que vêem um turista aflito por não encontrar o caminho, e se metem no seu próprio carro, dizendo "venha atrás de mim" (já aconteceu duas vezes com amigos meus).
    Se o texto é para França: um povo que não tem jovens a deitar fogo a carros e caixotes de lixo. A sério que não sei o que é que Portugal está a fazer tão bem que os jovens pobres, sem perspectivas, etc., não desenvolvem essas reacções agressivas.

    E agora vou pensar mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
  8. Portugal deve ser dos países mais pequenos e com mas variedade ao mesmo tempo. Clima, paisagem, gastronomia, "acolhimento" (não se chateiem comigo, mas sempre ouvi dizer que as pessoas do Norte são mais "abertas" que no sul - daí dizer-se que o Norte é uma aldeia)...
    Só para dar os meus dois tostões. :)

    ResponderEliminar
  9. Anonima Maria - Sol, praias, sopas (ups, natas não são saudaveis, merde!), bons preços (se bem que tendo em conta o ordenado minimo, a relatividade do poder de compra, cai aos trambulhões. Logo. Imediatamente), acolhimento, arquitectura contemporânea, legislações... bom, aqui às vezes discordo, depende com quem e o que é que estamos a comparar).

    Helena (reparaste que és a heroina de muitas leitoras, e minha, graças à tua resposta no sensus 1?) - cafés e preço da bica, ok (mas também ha muitos cafés tipo casa de banho, que proliferaram nos anos 90), festas na rua (boa), em relação às reacções não agressivas, encolher os ombros não me inspira grandes textos optimistas. Volta, volta.

    Crente - E pronto, era preciso não esquecer o bairrismo "que aqui são melhores que ali", se bem que em França também se nota isso, tanto, que a historia das matriculas dos carros com o numero do departamento ja não são obrigatorias. "Parigot tête de veau", etc.

    Obrigada !!!

    ResponderEliminar
  10. heroína, eu?
    Vou já lá ver. Se é aquela coisa de os miúdos estarem na cama às oito sem chatearem mais: desconfio que a gente os sabia hipnotizar sem querer...

    ResponderEliminar
  11. Ora bem:
    2. Futebol a loucura..sim em frança tb há pbs de claques, é verdade!
    6. A condução tipica portuguesa...nunca viste um carro em sentido contrário numa autoestrada, uma marcha atrás na autoestrada, não se pára no stop, estacionas onde quiseres (nem te conto os parques de estacionamento dos centros comerciais, já nem se estaciona nos lugares!)mas o estacionamento em Paris tb é caótico, entras nas rotundas sem parar, falta de sinalização nas estradas, etc..Apesar que os parisienses tb são uns perigos na estrada, concordo!

    ResponderEliminar
  12. Dizem, (e eu não sei quem disse) que o azul do nosso céu é um dos preferidos dos pintores...

    ResponderEliminar
  13. Helena - é tudo, Helena, tudo, do aperitivo, ao banho, às saidas em casal, tudo. Quando for grande eu quero ser como tu. Se bem que não percebo porque daria eu o banho aos meus filho, que entretanto, seriam ja adolescentes...

    Catarina - Esta resposta é baseada na minha vida em Lx ha 7 anos, um policia pode sempre mudar de ideias (a tal flexibilidade) ja em Paris, pagas e calas.

    Mamã do Principe Pipoca - Sim, é a tal coisa da luz. Parece que é verdade.

    ResponderEliminar
  14. A cidade do Porto.
    O estádio de Braga.
    As paisagens do Gerês.
    Os chaparros do Alentejo.
    Alheiras e Vinho do Porto.
    O cheiro a lareiras nas aldeias.
    Aldeias de granito e de xisto.
    Castanhas.
    Amendoeiras em flor.
    As praias do Atlântico.
    O mar furioso e cinzento a bater nas rochas da Foz no Inverno.

    ResponderEliminar
  15. Muitas heranças de outros tempos: dos romanos, dos mouros e até dos visigodos (é verdade mas se não quiseres não ligues. É que acabei de estudar História com o Afonso).

    Camões
    Paula Rego
    Saramago
    Eusébio


    Não te esqueças da SAUDADE

    ResponderEliminar
  16. Por acaso concordo: O Estádio de Braga é a melhor herança do Euro 2004! Os restantes são dores de cabeça arquitectónicas e financeiras ;)

    mundo.a.cores

    ResponderEliminar
  17. À primeira, lembrei-me das aldeias serranas e da nova paisagem portuguesa com o desenvolvimento da energia renováveis (eólica).

    Vou pensar mais sobre o assunto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Os lenços do Minho; as saias das Nazarenas; os aventais das Tricanas; os galos de Barcelos; a filigrama; os tapetes de arraiolos; as rendas de Bilros; a língua Mirandesa...

    ResponderEliminar
  19. Madame Pirulitos - Historia, claro. Personalidades, boa. Eusébio é Moçambicano, mas ok,ok. Saudade, bien sûr, não seja eu emigreza.

    Mundo.a.cores - bolas, não conheço. Vou googlar.

    Tella - aldeias serranas e energia renovavel. Tomei nota.

    Cat - Claro, claro. Acho que vou escrever um livro e não um texto.

    Mais, mais !!!

    ResponderEliminar
  20. Mão, o estádio de Braga é lindo!!!! Uma belíssima obra de arquitectura contemporânea. DUm estádio que não parece uma nave espacial horrenda no meio de nada é algo de que Portugal se pode orgulhar!

    ResponderEliminar
  21. Um pormenor , mas que aqui somos sempre apontados por causa disso: o volume das conversas entre Portugueses (sempre muiiiiiito mais alto que os povos luxemburgueses, que me até dão impressao, fonix parece que piam à mesa). Um povo muito bem disposto ora essa :)

    Outra coisa que me lembrei: então não falas do nosso espirito conquistador e trabalhador? O povo português que é bem visto em todos os paises de acolhimento? Luxemburgo, França...um povo que se adapta , que trabalha , que contribui para o desenvolvimento de qualquer pais? Que se encontra em toda a parte do globo? Nem todos podem dizer o mesmo, né?!

    E moda? Também hà por ai umas figuras portuguesas conhecidas a nivel internacional.

    E não me lembro de mais nada.
    jocas

    ResponderEliminar
  22. Mau Feitio - ok, ok, ainda não googlei, é fim de semana... mas vou fazê-lo, prometo !

    Sonia - Aqui não se nota muito isso do volume a fundo, tenho constatado que os portugueses emigrantes em França são muito low profile, não dão nas vistas e o que se diz é que são "gentis" e trabalhadores, é verdade.
    Moda, vou ver melhor, obrigada !
    E musica, aqui o Legendary Tigerman marca pontos.

    ResponderEliminar
  23. Sem-se-ver - Ah, oui ? Que nomes, filmes me aconselhas ?

    ResponderEliminar
  24. E eu que chego tão depois de todas as outras, só me lembro de uma coisa que ainda não foi falada (acho): o fado.
    Não tanto pelo ar fatídico da coisa, mas pelo impacto que anda a fazer pelo mundo fora nos últimos 10 anos. A alma, a entrega, a sonoridade únicas e tão características que nos tornam reconhecíveis em todos os cantinhos do mundo.
    Já agora, se te apetecer, fala também de África e das raízes que os portugueses por lá deixaram, quer na língua, quer na cultura, religião, etc.
    Não me lembro de muitas mais coisas, mas vou pensar...
    (já chega para um livro, ou ainda não? ;))))

    ResponderEliminar
  25. olha, afinal tu falaste no fado logo no post...
    tsss, tsss, estava desatenta...

    ResponderEliminar
  26. Mané - Foi da excitação de colaborar num texto tão pululante. O fado sempre foi um pilar dos textos sobre Portugal, mas é verdade que com esta nova geração de fadistas, se esta a fazer historia, novamente.
    Vou falar de Africa também, se bem que ha aspectos negativos, como positivos neste tema ...
    Obrigad Mané !

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios