16.12.10

Atirem-me tomates ! (2.0)

Uma bela noite de verão lisboeta, estávamos na década de 90 e eu ainda não me tinha rendido aos encantos da maternidade, ora que me encontrava num jantar num sítio bem giro, por sinal, que entretanto fechou e eu gosto de pensar que a culpa não foi minha. Muitos amigos, dos reais, alguns futuros ex-amigos e toda a gente contra mim.
Os assuntos em causa:
1 - Quem passa muito tempo no ginásio tem que ser necessariamente menos interessante do que uma pessoa com o mesmo Q.I. que não o faz.
Argumentos meus : Antes já passou muito tempo a pensar no seu corpo, o que já de si é chato. Em vez de mudar o seu estilo de vida, optou por uma inscrição num destes estabelecimentos, o que denota pouca imaginação, e muito tempo consagrado numa actividade que não pode/deve nunca ser transfomada em conversa, agradável ou não. Não percebeu a evolução do homem sapiens, ou não, que começou a lutar para sobreviver, depois para viver e agora ... para não comer, nem viver ?
Façam-se à vida, disse eu de pé, trabalhem a terra, utilizem as pernas, usem os braços, carreguem com os filhos de um lado para o outro !
Quando acabaram de me atirar com os pratos da entrada, o assunto tinha mudado e aqui vou-vos poupar os insultos que fiz aos homens que se depilam. Com o fillet mignon, passámos ao ponto seguinte
2 - A diferença entre o homem e a mulher é mínima, desenganem-se, somos todos iguais, só muda o necessário à perpetuidade da espécie. É tudo uma treta da educação reaccionária pseudo-católica dos países latinos, onde a figura do macho dominante ainda é vergonhosamente permitida e aceite e idolatrada.
Aqui não consegui apresentar argumentos, porque é díficil manter o equílibrio em cima da mesa, para onde entretanto eu tinha subido, e evitar ao mesmo tempo as cadeiras, sem a parte de almofada, que me eram adressadas.
Houve ainda um 3º ponto à sobremesa um mousse de chocolat à francesa com molho de menta, onde expliquei porque é que os presentes que votavam à direita das duas uma, ou estavam apenas a pensar no seu bolso, o que fazia deles uns egoístas capitalistas ou, pensavam que tinham muita coisa a proteger e não tinham quase nada e nesse caso eram uns patos que íam na boleia de um ou dois discursos demagogo-popularistas, mas acho que por hoje vamos ficar por aqui.
Se não conseguirem criticar condignamente este post, passo à descrição exaustiva da problemática genética, com a qual actualmente me deparo, eu mais a minha respectiva progenitura.

25 comentários:

  1. Vou ao ginàsio por motivos de saude (diabetes que apareceram depois do parto do segundo, que podem ou nao voltar) , mas sobretudo para tentar manter alguma sanidade mental!Nao me acho intelectualmente abaixo de ninguém (afinal de que serviriam os meus diplomas tirados numa universidade "rénommée"??)nem acima. Mas sei que PRECISO de ir ao ginàsio,(apesar das mil e uma tarefas de casa)para SOBREVIVER ao dia à dia.

    (atirem-me là tomates entao!)

    Ou serei a unica mae que volta e meia adora DESAPARECER , porque jà nao aguenta com tantas asneiras em casa e que por muito que os filhos sejam "la prunelle de mes yeux"...hà dias onde me apetecia atirà-los pela janela!!??

    (mas desde que vi na tv que houve uma mae que chegou a atirar mesmo...ups...a expressao tem vindo a sair do meu vocabulàrio)

    ResponderEliminar
  2. aaaaaaai odeio ginásio, odeio odeio odeio. Não vou há três semanas. Sei que devia comentar o post, mas a cena do ginásio alterou-me. Mas gosto de ti.

    ResponderEliminar
  3. Sonia - Apresentar atestados médicos não é justo. E quanto ao queres escapar-te dos filhosm já sabes que sou presidente do clube.

    Melissinha - Graxista !

    ResponderEliminar
  4. Peço imensa desculpa, mas nenhuma das opiniões supra me dá vontade de te atirar tomates, mas sim beijinhos com a palma da mão.
    Bora fundar um partido ou um movinento?

    Melissinha, também não vou ao ginásio há que tempos, mas vê lá se ele veio a mim, me ligou ou sequer mandou uma sms? Estúpido. Amor com amor se paga.

    ResponderEliminar
  5. Eu achei interessante o post. Pra ler e pensar.Muitos apavoram-se com coisas poucas.
    estou aqui lhe convidando a visitar o meu blogue e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando or voce lá. Abraços de verdade

    ResponderEliminar
  6. I. - Nem tu ... E agora aposto que tivéste que pagar uma inscrição brutal e que mesmo que nunca mais lá ponhas os pés te devolvem os euros. Até nos divórcios, há separações não-litigiosas, nos contratos com os ginásios, não.

    JMSC - Vou ver.

    ResponderEliminar
  7. Gostava, mas não posso.... Talvez na questão dos homens, que honestamente não acho grande piada ao facto de se depilarem!!! Quanto aos votos 100% de acordo, se bem que a direita tem feito um grande esforça para se aproximar da esquerda.....

    ResponderEliminar
  8. Vou ao ginásio depois de anos a odiar a ideia e agora... gosto mesmo! arejo ideias, descarrego stress e tenho uns momentos longe do mundo onde, mesmo que queiram, não me conseguem chatear até porque o tmv não tem rede... e a vaidade? era um bom motivo, não fosse eu conseguir a proeza de não perder peso. adiante (que até acho que os níveis de energia aumentaram e isso vai-me chegando para me sentir feliz).
    sociedade latina machista. o tanto que tenho para dizer sobre isto... existe, é real, sinto-a todos os dias, em especial nos dias úteis... gosto da imagem do teu discurso em cima da mesa.
    fracções políticas... neste canto luso (só falo deste porque é o que conheço e não arrisco falar de mais nenhum) as opções políticas são assumidas não pelas convicções mas pelas pessoas que se conhecem, oportunidade que surgem ou portas que se abrem. em suma, porque alguém arrasta alguém para determinada cor ou em resultado de uma melhor (ou pior) gestão de imagem. é perguntar a 90% dos políticos sobre os fundamentos das ideologias dos partidos que representam (aqui excluo os "treinadores de bancada" que opinam sobre tudo no café mas que, depois de espremidos, não sai sumo nenhum) e é ver as calinadas a sairem em catadupa.

    não te atiro tomates, mas acho que um destes dias nos vamos encontrar a meio caminho, prontas para viver uma tomatada em terras de nuestros hermanos.
    Vai ser um gosto levar com tomates em cima, na tua companhia!

    ResponderEliminar
  9. RAINHA MãE - Se a direita se aproxima da esquerda, deixa de ser direita passa a ser centro direita, mas não é esquerda, a não ser que se transforme e aí já não percebo nada. Pelo sim, pelo não, não me vou aventurar tão cedo num blog político.

    Mané, Mané - Tu ? Não estava à espera, vá lá, faz um esforço, podes ganhar energia com outras coisas, please ! Para ganharmos mais um motivo de conversa. Em relação às festas atomatadas, vulgo, a Tomatina, estou IN. Mas depois temos que aproveitar o tomate esmigalhado, que a minha educação proletária não me permite o desperdício.

    ResponderEliminar
  10. Eu também já estive inscrita no ginásio mas deixei-me disso porque pagar e não ir fica mal! Entretanto tratei de substituir o ginásio pelo aspirador, fogão, ferro de engomar, etc. Quando o tempo permite saímos para actividades ao ar-livre. É mais económico e tem resultado em muitos aspectos das nossas vidas.
    Lamentavelmente os homens continuam a ter mais facilidades e regalias no trabalho, por exemplo. Quanto ao facto de se depilarem quero cá saber!
    Esquerdas e direitas não me pronuncio por nenhuma pelo simples facto que acredito que o entendimento seria o melhor caminho. Para mim nenhuma é melhor que a outra.
    A parte da mousse com molho de menta podiamos falar melhor sobre isso...
    E ainda, não tenho nenhum tomate a atirar porque se tivesse não vinha aqui espreitar quase diáriamente.

    ResponderEliminar
  11. Amora - Das duas uma, ou vou dizer à tua mãe que já namoras, opá, desculpa, mas tinha que tirar isto do meu sistema, há já alguns comentários que me andava a atormentar, ou tenho que te alertar que a troca não foi obrigatoriamente positiva... aspirador ?? Vá lá, consegues fazer melhor, pá!
    Entendimento com a direita só se ela virar à esquerda, não sou fundamentalista, viste ?

    ResponderEliminar
  12. Atirar tomates? Era o que faltava! Estão muito caros.

    I. Não tenho tempo para comentar, daqui a nada começa a minha aula de zumba com um professor fantástico que faz dança do ventre. Morram de inveja, mulheres, e inscrevam-se no ginásio.
    Agora a sério: quando tinha vinte ou trinta anos também pensava assim. Depois cheguei aos quarenta, dei-me conta que o meu corpo começava a perder elasticidade e resistência, passava a vida constipada. E há quem diga (não é o meu caso) que se sente muito melhor dentro da sua própria pele depois de fazer jogging ou nadar 30 piscinas. Conheço pessoas que fazem jogging para lutar contra a depressão.

    II. Deram bolas e bonecas a macacos bebés. As macaquinhas pegaram nas bonecas, os macaquinhos pegaram nas bolas. Não se se eram bichos latinos.

    III. Acho que todos estão a pensar no seu bolso, mas cada um à sua maneira. Uns dizem que se o Estado não fizer nada ficam todos mais ricos, outros dizem que só se o Estado fizer alguma coisa ficam todos mais ricos. Eu desconfio que se o Estado fizer alguma coisa nós ficamos mais ricos e os nossos filhos mais pobres... (pronto, esta parte era só para abandalhar. Eu desconfio que essas coisas não são lineares. É preciso o Estado saber investir, é preciso antes de mais averiguar quais são os investimentos que realmente são portadores de futuro e não gestão da crise à custa dos que acabarão por pagar a factura.)

    Podes descer da mesa, não é por isto que nos vamos zangar. Eu só me zango quando começo a falar da Maddie, e dou com pessoas que sabem tim-tim por tim-tim como é que os pais a mataram e onde a esconderam.

    ResponderEliminar
  13. Helena - salvaste o dia !
    1. Não tenho nada contra o desporto e uma vida saudável, mas sim contra o culto do corpo e o umbrilismo narcisista, que já me estragou muitos minutos numa conversa social. Eu mesma, ando à procura de uma actividade física, mas correr em cima de uma passadeira e não sair do mesmo sítio, parece-me ridículo. Só com atestado médico.
    2. Não deram nada. Foi uma coincidência. Uma manipulação sexista.
    3 . Eu acredito que para cada situação há uma política mais adequada, não acredito em extremismos. Em absoluto gosto mais do que se passa na Suécia do que nos EUA.
    Não vou sair de cima da mesa, porque vão passar o "I believe I can fly" daqui a minutos e eu quero expermentar. A ver no que dá.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho é que estavas com uma grandessíssima carraspana nesse dia.

    :)

    ResponderEliminar
  15. Capotada,
    :-)

    1. sim, esse pessoal que só tem músculos na cabeça é um bocado chato. Agora, quanto a correr numa passadeira, aaaah! A ver televisão ou a ler os e-mails, sem se dar conta que se está a correr, aaaaaah!
    (é uma das poucas maneiras de aguentar essa seca monumental) (e melhor fazer assim, que à neve ou à chuva)

    2. olhe que não olhe que não
    Não tenho opinião, mas esse teste deu-me que pensar.
    E havia em França uma psicanalista infantil (a Dolto, que marcou várias gerações) que falava muito nas diferenças notadas em coisas tão simples como o tipo de gestos que os miúdos fazem ao brincar. Meninas faziam movimentos centríptos ou não sei quê, meninos não.

    3. eu também
    e: :-D (tens paraquedas?)

    ResponderEliminar
  16. Madame Pirulitos - Não, nunca tinha estado tão lúcida.

    Caríssima Helena,
    1. Podes fazer actividades físicas e produzir algo, podes fazer actividades físicas e divertires-te, podes fazer actividades físicas e criar laços de amizade, porquê escolher fazer uma seca ? Não faz sentido.

    2. A Françoise tem razão em muitas coisas, ou não tenha sido eu frequentadora assídua das Maisons Verdes, mas ninguém é perfeito. Errar é humano, e além disso, meninas e meninos muitas vezes já foram influenciados pela tal educação sexista. E não, não comprei a pázinha e a vassourinha cor de rosinha para a minúscula neste Natal.

    3. Não, fechamos os olhos e acreditamos, se o Peter Pam conseguia, nós também vamos conseguir.
    Salta tu primeiro.

    ResponderEliminar
  17. Podes ir dizer o que quiseres à minha mãe :)
    E agora vou ali ler o post que escreveste hoje e ver se me apetece comentar.

    ResponderEliminar
  18. 1. Porque na que dá seca levas o coração aos 140/minuto durante um quarto de hora. Também faz falta. Há um alemão que inventou uma máquina de lavar a roupa que funciona a pedais. Em vez de lavar a roupa à mão, pedala furiosamente. Ora aí está: fazer actividades físicas e produzir algo.

    2. ah, trata-la pelo nome próprio? hehehe.
    Acho que essas coisas não passam por comprar porcarias cor-de-rosa para as meninas e pistolas para os rapazes. E mais não digo, porque - confesso - não faço a menor ideia. O meu filho era "a irmã pequenina" da minha filha. Até ao fim-de-semana prolongado em que ficou na casa de dois rapazes da idade dele. Ao fim de quatro dias, nem o reconheci! Estava cheio de gestos e reacções "de rapaz". Parecia que tinha encontrado finalmente o modelo certo para ele.

    3. salto eu primeiro?! Mas nós somos japoneses, comemos a 10 cm do chão... Isto não é um salto, é um pequeno passo para a humanidade.
    ;-)

    ResponderEliminar
  19. Os tomates estão para o carote mas, se tivesse a capacidade para os lançar sobre o Atlântico, já estavas coberta deles. O meu elevadíssimo QI sobe ainda mais quando vou ao ginásio. O exercício leva-me sangue oxigenado ao cérebro, ou coisa que o valha.

    ResponderEliminar
  20. Amora - E que são primos e casados também ?

    Helena - 1) Ora aí está uma boa ideia, dá-me o contacto desse ser iluminado, bitte. 2)O teu filho foi influenciado pela irmã e depois pelos amigos, pelo que não poderá ser utilizado em experiências científicas sérias, está fora de jogo. Mas tive uma ideia simples, quando estivérmos as duas em Lisboam ou fores a Paris ou eu a Berlim vamos as zoo, tu levas uma boneca e um carro e ficas lá a ver e a concluir e depois eu chego com uma banana e provo que o resto são ninharias, boa ? 3. Size doesn´t matter

    Gralha - Porque é que achas que a frase "Mens sana in corpore sano" está numa língua morta ? E como já aqui referi, tenho muita coisa a favor do exercício físico, mas daquele que dá frutos ou estabelece laços ou blá, blá, blá. Olha, vai treinar o arremesso de tomates, por exemplo.

    ResponderEliminar
  21. Olha, cheguei tarde ao grupo da tomatada? ou será tomatina, como nuestros hermanos fazem? (afirma-se ser altamente terapêutico...)

    Não vou ao ginásio: pertenço ao grupo das que adiam de trimestre para trimestre ...
    Não fiz o juramento solene de ser mãe perfeita, tipo Bree (?);
    tenho alturas que só quero 1h (vá. vou ser branda) de paz e sossego, um banho descansado de porta fechada e não ter de pensar;
    não pertenço ao clube das mães da porta de escola (chego sempre atrasada para os levar e para os buscar); and so one, and so one

    Conclusão lógica: atirem-me tomates!
    Me gusta leer-te

    ResponderEliminar
  22. tu não me facilitaste a vida cum carago. olha leio mais tarde que isto agora não está para grandes aventuras a nível do pensamento crítico. o crítico na frase anterior era perfeitamente dispensável para a afirmação manter a sua validade mas isso agora também não interessa nada e ninguém precisa de ficar a saber.

    (já ao nível do disparate quer-me parecer que não há grandes alterações. para o bem e para o mal)

    ResponderEliminar
  23. Amora - Tás a ver, que tens limites wikileakados também tu?

    mãããe - Fazes bem, fazes bem. Muchas gracias.

    Costinhas - Olha, deixa lá estar que tu mais este comentário também não foste pelo caminho mais fácil, mas olha, leio melhor depois... Gostas ? Dói, não dói ?

    ResponderEliminar
  24. Credo que palavrão!!! que já não posso ouvir falar nesse tema!

    Saudações Natalícias :)

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios