13.2.14

Um dia organizo isto 3

Este ano vou festejar o dia de São Valentim. Mas mais tarde, quando realmente estiver para isso. Não me vou lembrar que o estou a fazer, não vou evocar um santo que desconheço. Mas, mais tarde, deverei festeja-lo. Com certeza. Inevitável e inconscientemente. Ao que tudo indica, é melhor assim. Mais apropriado, menos forçado. Sem duvida melhor. Ritual por agua abaixo, foi bom enquanto durou. Assim, fica tudo esclarecido e organizado, como muita gente gosta. E às vezes eu também.

Não acredito que vá correr hoje. Não me apetece menos nada ir para a floresta sozinha. Apetecia-me que fosse dia de Santo António, que houvesse o dobro das flores em papel nas ruas de Alfama e metade das pessoas. Hoje era marchar, com arco e balão. Mas que, desta vez, fosse alguém ao meu gosto a compor as canções. Mais dia menos dia, eu também existirei e a minha vontade contara. Fica o voto : uma espécie de Happy (WE ARE FROM PENHA DE FRANCA) a descer a avenida da liberdade. Uma comunhão.

Mais banal, e a minha existência morre. A culpa é sempre dos outros.

O meu filho é a pessoa no mundo, que eu conheço, que menos quer que o deixem em paz. Tem cinco anos, idade para ter juízo e querer brincar de manhã à noite. Mas em vez disso, hoje de manhã, entre o leite e a torrada com manteiga, pediu-me para lhe ensinar a tabuada, foi buscar um papel e uma folha e ficou à espera. Foi a irmã que o acudiu.
Eu olhei para o céu. Onde foi que errei ? 

Apesar dos pesares, hoje é um dia bom. Amanhã vamos embora. Uma semana e duas promessas de postais ilustrados. O meu presente é muito melhor, quando o meu futuro me leva daqui para fora.

11 comentários:

  1. tão bonito, 'O meu presente é muito melhor, quando o meu futuro me leva daqui para fora.'. O meu também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que depende muito da perspectiva, e dos olhos que a vêem : se quiseres podes muito bem ler esta frase de uma forma bem depressiva.

      Eliminar
  2. Boa viagem. Manda-nos postais com sol, por favor (mesmo que tenhas de fazer de conta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que vai ser mais dificil, mas Gralha, não te esqueças que o verdadeiro sol se encontra dentro do nosso coração. OOOoooooommmMMMMM !

      Eliminar
  3. Aiiiii....e revi os meus momentos na cozinha, com a minha filha de 6 anos (deve ser da geração, só pode!!!) sentada à espera que eu comece os ditados e as contas. Concordo....onde foi que errámos????

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, eu sei bem o que originou isto, foram os trabalhos de casa da irmã mais nova. E este rapaz sempre teve muita pressa de crescer. Para quê ? Para quê ?

      Eliminar
  4. ça fait du bien de partir! bon voyage, mademoiselle :)
    on attend tes cartes postales avec impatience

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merci J.
      On va voir si, cette fois-ci au moins, on ne se mouille pas. Parce qu'en Bretagne, tu sais, "la pluie ne mouille que les cons". Tout le monde ici va se auto-interdire de se plaindre : on ne veut pas être appelés de parigot tête de v..., comme même !! ;)

      Eliminar
  5. Espero que a viagem tenha corrido bem...o são valentim é quando se quer...é aproveitar os mimos todos...todos os dias!!

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios