29.1.13

Contra-cultura dos desafinados

Foi no Carnaval de 2005 que percebi que tudo estava perdido. No sambódromo as "mininas" desfilavam poderososas em biquini verde fluo com brilhantes e pouco pano - samba para aqui, samba para ali - as mais bonitas, as mais gostosas, foram fotografadas e as imagens correram mundo. Nos sorrisos, os aparelhos com elásticos a condizer. Já não era o sorriso lindo da carioca que fazia sonhar o mundo, mas sim a possibilidade de se ficar alinhada. Essa maravilha da tecnologia. Essa coisa boa da medicina dentária. Acabavam os dentes tortos para todo o sempre.
Ao terceiro post sobre a contra-cultura da beleza já não sei o que vos escrever. 
Vivemos tempos estranhos.
...
Sempre me apaixonei por dentes atipícos, caras assimétricas, corpos anti-danone, ideias originais, atitudes ousadas, caminhos originais. Não necessariamente por esta ordem. 
Não sei de onde vem essa mania das arrumações organicas. Não faço ideia de onde apareceu essa ideia fixa pelo feng shui facial. Corporal. Estrutural. Decoracional.
Não sei porque é que parece tudo tão... a palavra é chato.
Podemos sempre ir mais longe na forma como olhamos o mundo e vemos nele a beleza, este projeto também pode ser uma boa maneira de começar a ver o belo, onde ontem se virava a cara.


Vanessa Paradis (foto tirada de um blogue que não mencionava a fonte). 

34 comentários:

  1. A Vanessa Paradis é linda e tem os dentes como a minha querida filha, "de mentirosa" (porque será que se diz isto?). Ter essa abertura no meio dos dentes até é considerada sexy... A Madonna tem, por exemplo. E no outro dia vi algo na TV que me chocou: no programa da Tyra Banks, uma das suas modelos foi levada ao dentista para "abrir" um pouco mais essa falha nos dentes da frente, porque "era sexy".
    O tema dos dentes alinhados já me toca. Tive desde miúda os dentes tortos e só em adulta, já com o primeiro filho é que os consegui pôr na ordem. E foi uma grande mudança na minha vida. Comecei a sorrir com gosto. Não acredito que alguém, com os dentes fora do lugar, sorria livremente. E não é pelos outros, pelo menos comigo não era. Diziam-me que aquilo me dava charme mas eu não acreditei numa palavra. O charme não vinha dos dentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha também, mas aqui em França chamam-se "dents du bonheur', as palavras têm muita força. Esta contra-cultura devia começar no dicionario.
      Eu tenho os dentes tortos, o meu namorado também e adoro. Nem sempre foi assim, muita fotografia com um sorisso e a boca fechada podem provar. Mas agora mudei de atitude, em vez de trocar os dentes, troquei de mentalidade. :)

      Eliminar
  2. Carla, o meu dentinho parecia o dente da Nanny Mcphee, eu nunca iria fazer as pazes com ele :)

    ResponderEliminar
  3. sim, de bonheur para mentirosa vai muito... talvez seja uma mentirosa tipo menina marota (e alegre) como a Pipi das Meias Altas, por exemplo..

    ResponderEliminar
  4. Eu tinha os dentes, muito, muito tortos e sentia-me mal com isso. Usei aparelho[ já tinha os meus vinte e muitos] e realmente só posso dizer que engrandeceu a minha auto-estima. Hoje sorrio livremente sem mãos à frente da boca, olho para as pessoas quando falo...enfim...valeu o sacrifício e eu sinto-me muito melhor comigo! Nada contra os aparelhos, portanto.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se... e se, não te sentisses bem, porque vês por todo o lado dentes certinhos assoiados à ideia de beleza ?
      E se... e se, depois de tanta busca de perfeição a ideia de beleza desse uma volta e começasse a ser associada a torto e a direito, mais ao torto do que ao direito. E se... e se, o que foi considerado feio nestes ultimos tempos, passasse a ser considerado belo ? Não seria a primeira vez, nem a segunda, não seria com certeza a ultima.
      A beleza é relativa. E vamos todos, uns mais que os outros, na mesma direcção.

      Eliminar
  5. Sabes porque é que amo cães rafeiros? porque são todos diferentes, todinhos. Qual a vantagem de pertencer a uma "raça", ter "pedigree" e tudo, e tudo, e tudo, não é muito, muito melhor ser original, único?

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro rafeiros ! Gostei da associação de ideias.
      Todos diferentes. Todos originais. Todos unicos.

      Eliminar
  6. Ui, dentes...
    Nasci com dentada cruzada e o maxilar inferior mais à frente que o superior, o que sempre me deu um aspecto muito estranho nas fotos. Nunca dei especial atenção a isso até aparecerem as máquinas digitais e as fotos aumentarem em número e a coisa começar a chatear-se.
    Usei aparelho em criança e voltei a usar há uns anos. Agora em adulta foi bastante tortuoso, tinha uma espécie de máscara para usar à noite que me fez feridas no queixo, andei com elásticos que me fechavam, literalmente, a boca, foi um mau pedaço, mas fazia tudo de novo. Tenho os dentes quase direitos, a dentada cruzada desapareceu e já não tenho aquela coisa que me por vezes me impedia de sorrir mais abertamente. Sei que a idade também trás as pazes com a nossa imagem, mas ter os dentes quase direitos é algo que me dá muito prazer. Todos temos pequenas falhas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, tanto sacrificio, tanto sacrificio. Que dizer ? Se agoras te sentes melhor, ainda bem. :)

      Eliminar
    2. Foi um sacrifício com conhecimento e já em adulta e fui eu que procurei corrigir a dentada cruzada que me chateava, nada imposto por dentistas. Todos temos algo no armário e eu acho que o sorriso é importante, poder sorrir sem aquele constrangimento de sabermos que há ali alguma coisa que não está bem. Pancas, mas o que se há-de fazer? :)

      Eliminar
    3. Sorrir; é o que se faz nestes casos, parece-me.
      :)

      Eliminar
  7. Eu sempre tive um dos meus dentes da frente mais recuado. Nunca me incomodou que estivesse assim, porque associado a isso está uma história de infância que é a minha. Há um ano uma dentista sugeriu-me um aparelho correctivo para pô-lo no lugar. E eu fiquei entre o chocada e o ofendida. Ela queria alterar algo que faz parte de mim, do meu ser, de quem fui e estar a alinhar aquele dente era querer apagar a lembrança de mim criança que não deixava ninguém tocar-me nos meus dentes de leite a abanar. Ele ficou recuado e eu hei-de viver com ele assim até ao fim dos meus dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, eu sei bem o que é sentir a pressão dos dentistas para colocar um aparelho. Não cederei !
      Verdade seja dita, agora que penso nisto, nenhum dentista francês me propôs um aparelho, apenas em Portugal.
      Havera algum lucro maior no processo num pais, que não exista noutro ?
      A verdade é que se pensar nisso não me lembro de nenhum francês ou francesa com aparelho em adulto.

      Eliminar
  8. Também já me interroguei sobre esta história dos aparelhos! os meus filhos puseram, e em relação a um deles estive quase a mudar de ideias pq o formato dos dentes era uma das suas características físicas que o tornava diferente continuando giro (na minha óptica de mãe, claro!). Adiámos, adiámos mas acabámos por ceder. enfm, o futuro dirá até onde acertámos ou não nesta decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os dentistas (alguns) sabem colocar a questão como se não houvesse escolha. Como se fosse sempre uma questão de saude.

      Eliminar
  9. Como diz o meu dentista: "para que raio vocês querem dentes branquinhos e certinhos all american way, quando um dente torto consegue ser tão sensual." E pronto ele disse e eu desisti do branqueamento. Às vezes bate-me assim. Às vezes é preciso que alguém nos lembre que ser autêntico é o melhor que podemos ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que é de dar o publicamente o contacto desse dentista, até porque ouvi falar de desgaste de dentes, e a confirmar-se que todos os métodos o fazem, basicamente estamos a fragilizar os dentes para parecer mais com as americanas. Se esta teoria se confirma (não sou especialista) não me parece o caminho mais inteligente a seguir.

      Eliminar
    2. Dr. Anjos Pereira no Porto :-)
      está comprovado cientificamente que os braqueamentos fragilizam o revestimento dos dentes, claro que a maior parte dos profissionais da área está mais preocupado em ganhar dinheiro. O mundo gira à volta de dinheiro e interesses não é?!

      Eliminar
    3. Sim, às vezes, às vezes...
      Fica o contacto de alguém que pelos vistos trabalha de outra forma. Se são poucos, que sejam mais visiveis.

      Eliminar
  10. Bem, dentes tortos com dores e problemas no maxilar é que não é nada sexy.
    Este mês os meus elásticos são cor de rosa, para o mês que vem logo se verá:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é uma questão de saúde, é outra história. Por aqui, discute-se apenas futilidades. :)

      Eliminar
  11. Ui, questão sensível por estes lados. Há dentes feios. Os dentes cariados são feios. Eu passei a adolescência com os dentes incisivos superiores escurecidos por causa das cáries (apesar dos rios de dinheiro que a minha mãe gastava no dentista). Entretanto as amálgamas, mais conhecidas como chumbos (isto de ter sido assistente dentária durante dois anos serviu para alguma coisa), sofreram as naturais evoluções e pude ter uns dentes com uma aparência mais saudável. Gostava que fossem mais bonitos (= aparência saudável), mas já me reconciliei com isso. Aliás, prefiro-os assim, um bocado feios, a ter aqueles dentes branquinhos e certinhos iguais às teclas brancas de um piano.
    Os dentes tortos, para mim, não entram na categoria de dentes feios (tirando casos de evidente desequilíbrio com repercussões no maxilar), aliás há dentes tortos demasiado giros para se pensar sequer que deveriam ser corrigidos. Por exemplo:http://www.newbeauty.com/hottopic/blogpost/6425-kirsten-dunsts-smile-makeover-from-crooked-to-confident/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando as questões da beleza confundem-se aqui com as de saude. Quando fiz o elogio da beleza de tamanhos grandes, sendo que mesmo o grande é relativo, falou-se de problemas de saude. Agora com os dentes, a mesma coisa, tanto a nivel de branqueamento, como de caries, como de dentes tão tortos que causavam dores, ou não permitiam mastigar como deve ser. Para mim, essas são outras questões, claro que a saude passa primeiro. So falo de estética, quando estas questões não estão em causa. E depois, falo de saude, para criticar quando a estética passa à frente da saude, com as dietas milagrosas, cirurgias estéticas duvidosas, etc.

      Agora, essa questão dos dentes tortos, quando se é tratada apenas do ponto de vista estético, para mim, para ti, e para mais alguém não são feios, mas vivemos uma época em que se quer tudo perfeitinho. Uma noite de Verão, tirei uma foto com um grupo de amigos, tinhamos todos por volta de 30 anos, eramos uns 10 e 4 tinham um aparelho nos dentes. Pode-se dizer que tenho amigo sui generis - é um facto - mas serve um pouco de estatistica abusiva...

      A Kirsten Dunst ... não tinha reparado que tinha mudado. Como não reparei nos meus amigos. Reparava nos aparelhos, sim. No artigo falam que um sorriso atraente é importante, o que é verdade. O que não se leva em conta é que o que é atraente para uns - o alinhamento - não o é forçosamente para outros - a originalidade, a assimetria, o inesperado.

      Eliminar
  12. P.S, de qualquer forma tenho um sorriso horrível, daqueles que mostram toda a gengiva (tu sabes, porque já me tiraste fotografias bastante inestéticas), portanto com dentes ou sem dentes acharei sempre que fico a dever qualquer coisa à beleza...
    (*suspiro* vou mas é trabalhar para o call center do BPI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer-me cliente do BPI só para ser atendida por ti no call center! :D

      Eliminar
    2. Esclarecimentos : Eu tirei fotos da Calita onde ela tem um sorriso radiante, vê-se a gengiva, é verdade, mas talvez por isso mesmo é tão bonito. E transmite tanta felicidade.
      Não sei do que é que ela esta a falar, minha gente.

      Mas, nesse caso, "pontos", exige que o call center seja com skype !

      Eliminar
    3. Bem, se é tão bom, só pode ser com skype! :D
      É Tânia mesmo.

      Eliminar
  13. A sociedade cria estereótipos com uma facilidade estonteante. Aniquila individualidades e esquece a diferença. Na sequência, e dependendo da época, ou somos todos magros ou todos gordos, hoje em dia também todos muito esticados. E sim, de sorriso direito e perfeito. Sai sempre bem aos olhos, mesmo que seja maquinado. Nem sei se existe a real noção do que se perde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se tem noção nenhuma daquilo que se perde, em tempo, em buscas do modelo a copiar (mesmo que inconscientemente), no processo em si, no dinheiro, na originalidade, na autenticidade, na entidade, na individualidade. Continuo ?

      E quanto tempo vai demorar a que a sociedade se aperceba ? No caso dos implantes mamarios, assiste-se de vez em quando a remoções. No caso do botox, às vezes abandona-se o uso. No caso das dietas milagrosas que fazem tão mal e toda a gente o sabe, com a maturidade são abandonadas.
      Mas e o resto ?

      Tudo para se atingir um ideal de beleza, que é tão dificil de definir e que é tão dinâmico.

      Li algures, que todas estas alterações ao corpo, são uma forma de conformismo. Uma espécie de camuflagem. O que é tão paradoxal, numa época em que todos reclamam a sua individualidade, andamos aqui a querer que sejemos todos iguais, proximos de um ideal comum.

      Eliminar
  14. Como ficar, depois dos 35 com dentes de mentirosa? Arrancar os sizos de um só lado. É ver a fenda a abrir dia após dia. Um dia destes constipo-me só do ar entrar por aquele espaço que não existia nos meus impecável e naturalmente certinhos dentes.

    Casada com um marido de dentes maravilhosos, só poderia ter filhas com dentes fabulosos. E de facto, os da mais velha são ideais para qualquer publicidade de pastas e escovas.

    Já os da mais nova...nem é bom pensar: , maxilar a crescer de mais, tortos, em falta, em segunda fila mas...SEM CÁRIES!!! Dia 18 de fevereiro: consulta para aparelho...

    ResponderEliminar
  15. Cada pessoas sorri de maneira diferente e o sorriso pode ser uma imagem de marca porque nenhum sorriso é igual ao outro. Antigamente, ainda não havia tanta evolução na medicina dentária e os dentes tortos ficavam mesmo assim tortos. As nossas avós que lhes ia caindo os dentes ficavam mesmo desdentadas e comiam na mesma. Hoje em dia, a evolução foi crescendo e agora já existem soluções como implantes dentários, branqueamento dentário entre outros. No fundo, o importante é que as pessoas sorriam com gosto e sem vergonha.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios