13.7.12

Mãe ave rara

Existem aves raras que acompanham como lapas os primeiros anos de vida das crias, não os confiam a ninguém. Excepto eventualmente aos pais, quando raros eles também.
Adquirem o hábito de estarem coladas aos filhos por panos, e para todo o lado para onde vão, os filhos estão por perto. Existem zoólogos que questionam para que raio aquela mãe deu à luz, se depois continuam naquele disparate fusional.
Dizer que a vida dessas aves muda, depois de terem sido assomadas pela maternidade, é um eufemismo. Depois de ter filhos, essa ave rara não é sequer reconhecida pelos próximos. Literários evocam Kafka, os zoólogos falam de um travestismo de espécie e felicitam-se por se tratar de um caso raro. E muito confuso.
Quando os filhos começam a ser independentes, a andar, a falar, a voar, as mães aves raras apercebem-se que ainda têm asas. E querem também elas voar. Mas ficam naquele impasse, será que ainda sei fazer ? Salto ou não salto ? Estas aves raras, antes do salto final, passam ali por um período bastante patético.
As mães aves raras não pensam aí, tomara que o tempo páre ou volte para trás, elas ganham penas ao verem as conquistas dos filhos, ao verem que estão a ganhar mundo e ao ver que o presente já tem muito de futuro. A mãe ave rara protege os filhos, não é completamente louca, mas acima de tudo quer prepará-los para viverem e pensarem por eles, e por isso, nem sequer fica triste quando eles erram. 
As mães aves raras o que mais querem ver, é as asas dos filhos a voar.
Não é raro ouvirem, vê-se mesmo que são teus filhos, e esta é a parte de vaidade egocêntrica a que a mãe ave rara se permite.

5 comentários:

  1. :) é isso. Eu estou aqui muito próxima de um ninho de uma dessas mães e vê-se que ela, enquanto deposita minhocas na cria mais pequena e a incita a voar, está um bocado confusa e a entrar nesse "período bastante patético".

    ResponderEliminar
  2. Vá lá, sejamos honestas: alimentamo-nos de vaidades ego e filhocêntricas todo o santo dia (principalmente quando o cansaço já pesa).

    ResponderEliminar
  3. Vou acrescentar mais detalhes, basicamente o que eu pretendo em segredo é distanciar-me da mãe galinha (que me saiu na rifa, que é muito boa, sim senhora, mas que pode ser melhorada).

    Honestamente falando, não posso falar de vaidades com toda a certeza neste momento. Tenho que analisar melhor o que me enche mais o ego filhocêntrico, se é quando os vejo a fazer coisas como eu ou coisas completamente diferentes.

    ResponderEliminar
  4. :) é isso. mesmo. again.

    se calhar é mm uma cena das Carlas, Calita :P

    digamos q já estou na fase de ter umas penas bem boas outra vez ... depois de ter achado q tinha ficado de asas amputadas... e talvez por isso o voo tem sido tão mais brutal ;))

    (engraçado q tão depressa me comovo e orgulho com as semelhanças da mais nova comigo, como com as diferenças da mais velha. fair enough!)

    Carla
    (a q acha q se está a meter no meio de todas as vossas "conversas" ahaha)

    ResponderEliminar
  5. Todas as Carla e aves raras são bem-vindas nas "conversas". As que têm outros nomes e não são aves, ou não são raras também.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios