6.12.10

Silêncio

Foto tirada e "polarizada" do Portal do Fado

Que se vai falar de Fado.
A Amália, evidentemente. Na Mouraria, em Alfama, no Bairro Alto. As capas negras, que se despedem de Coimbra. E agora a Carminho que levantou o pó no festival Sudoeste deste ano, para mostrar que o Fado já pertenceu ao passado e aos meus avós, mas que agora vive em muitos mp3. E ainda por cima, a minha condição geográfica dada ao saudosismo, que me obriga, a intercalar Mariza com Gorillaz com Odelinda e a quase ter que chorar na Praça do Municipio com a Mafalda Arnauth.
Para mim tudo isto soa-me a novidade, cheira-me a hype, a cool e a deadly. Nascida e criada numa casa de yeah yeahs, de costas voltadas para a melancolia e a intensidade, estranho este espaço que cresce no peito com as vozes e as guitarras que vou descobrindo. Bolas, que o fado está vivo. E, vive (só) em mim ?

PS : Aqui e aqui já sabiam de tudo
PS2 : Bobos em Paris, Hypsters em NY e o Novo Boémio em Lisboa ?
PS3 : O texto foi entregue sem tudo quase nada do que queria escrever, por chatices de timmings e de paginações, detalhes miseráveis, com muita importância lá fora. Obrigada a quem me lembrou do que sabia e do que fiquei a saber. Fiquei com vontade de continuar, a ver se sou a única.

20 comentários:

  1. Não. Vive em ti e em muitos de nós que saúdam este refrescar de imagem que o fado da nova geração trouxe consigo e que acaba por representar um bocadinho do que se passa com a sociedade lusa nos dias que correm.
    Com uma alma muito própria e (digo eu) exclusiva, muita tradição mas, sem a desrespeitar, outra conotação: mais moderno, de cara lavada e com outra energia.
    Quase que arrisco dizer que é um fado mais positivo e mais virado para o futuro, mas sem perder a identidade de sempre.

    Como diz um amigo, de repente parece que o fado ficou mais bonito e mais orgulhoso (ao invés do ar pesado e de desgraçado...)

    ResponderEliminar
  2. Bem me parecia que ias ser das primeiras a comentar. Porque é que não fiz apostas...?
    Tens ar de entendida, fazes recomendações?

    ResponderEliminar
  3. Epa n me batas, mas fado a mim passa-me ao lado... se bem q o da mariza e dos novos q por ai andam é sim muito mais moderno e futurista!

    jocas

    ResponderEliminar
  4. Fica descansada que sou pacifica. E compreendo-te perfeitamente, ainda ha uns anitos pensava como tu. Até ter a revelação boémica fadista.

    ResponderEliminar
  5. Não, não sou especialista. Mas às vezes vou ouvindo aqui e ali (eu gosto mesmo muito de música, sem distinção de género ou ritmo) e passei de alguém que não gostava para alguém que até aprecia ouvir.
    A Mariza fez toda a diferença, a Mafalda conquista pela simpatia da voz e, acima de tudo, parece-me que se deixou de cantar músicas que soavam sempre ao mesmo, para se fazerem coisas novas.
    Já agora (não que tenha muita experiência, longe disso) o fado ao vivo tem outra graça...

    ResponderEliminar
  6. Em tempos idos era chamada de autista musicalmente falando, ouvia sempre o mesmo tipo de musicas e recusava em bloco o resto. Agora abri um pouco mais o meu campo de acção, entrou o fado, o rock e a opera. Podia ser pior e ter-me dado para a musica brasileira...

    ResponderEliminar
  7. No facebook acabaram de me aconselhar isto :
    http://www.youtube.com/watch?v=EIwS-JG7dXc
    Adorei.
    Ide ouvir !
    E procurai por mim, se ainda não o fizeram.

    ResponderEliminar
  8. Eu descobri o gosto pelo fado há cerca de dois anos com a Ana Moura, Mafalda Arnaut, Mariza e também e (especialmente) a Cristina Branco que para os puristas não é fadista mas cuja música se insere neste sentir, por isso vive em ti e acaba por viver em todos aqueles que amam a sua língua e as suas raízes.

    ResponderEliminar
  9. Ouve e vê se gostas
    http://www.youtube.com/watch?v=yQAvP7bgd_I&feature=related

    ResponderEliminar
  10. Eu devo ser das poucas que gostava mais do fado de antigamente.
    tenho uma alma envelhecida, o que é que queres que te diga?

    e não acho o fado assim tão diferente de Nick Cave.

    ResponderEliminar
  11. E adoro a nova vaga francesa e alguma música brasileira, como a cantora Cibelle, que não tem nada a ver com a outra música brasileira.

    ResponderEliminar
  12. amanhã vou ter no meu blog uma música brasileira que vais gostar.

    :)

    ResponderEliminar
  13. Cat - Ana Moura depois de a ter ouvido no Super Rock Super Bock no palco com Prince abriu-me definitiva e escancaradamente a porta cool ao novo fado. Ia dizer que da lista a Cristina Branco era a que menos me entusiasmava, não por uma questão de purismo, mas simplesmente porque sim, e tu fazes-me ouvir este "Meu amor corre me o corpo"... bolas ! Agora vou ter que repensar tudo de novo.

    Madame Pirulitos - Eu gosto dos dois fados, e compreendo oque queres dizer com a comparação com o Nick Cave e toda a profundidade dos dois estilos, mesmo que seja necessario ter gavetas musicais grandes e abrangentes.
    Dizer o que eu disse sobre musica brasileira foi estupido, como todas as generalizações são adoro Cibelle, Bebel Gilberto, Tom Jobim, às vezes Caetano Veloso e sempre CSS. Referia-me a Ivetes Sangalos e assim. Vou la ao teu blogue, nada como uma boa brasileirada para dar cabo de uma insonia.

    ResponderEliminar
  14. Mais um preconceito que cai !
    http://www.youtube.com/watch?v=Opjuom-haWE

    E eu convencida que o Luso era para enganar turistas. Burra, burra !
    Bom, no Fragil também não se estava nada mal ...

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto de fado(s)!
    Em Coimbra, o das capas negras, pelo que me diz, pela minha experiência, mas ao vivo. Gosto da fase Zeca de Coimbra.
    Gosto de fado tradicional numa casa de Fados cá do tasco à beira-Mondego plantado, onde o fado é seguido do Comandante e afins;
    e gosto muito de Ana Moura já faz uns aninhos, da Mafalda, da Mariza, desta nova vaga que imprime personalidade e actualidade a este estilo musical.
    Curiosamente, quem sempre me custou mais a entrar foi a Amália, cujo gosto veio muito muito tardiamente: estou pronta para a cruxificação!
    beijos
    (e muuuitas dificulades em comentar o que se lê com o prazer de sempre e a graça que só tu sabes incutir ao quotidiano: por falar nisso: podes enviar-me um casaco-casa? Podemos estender a tendência para terras lusas... Agradecida!)

    ResponderEliminar
  16. Não crucifixo, comecei pela Amalia, porque na altura so a conheca a ela e ao Carlos do Carmo (que, acho, que agora ja não tenho certezas de nada, que não gosto).
    Dificuldades em comentar porquê ?
    (Envio, envio, manda-me o teu tamanho, com a vantagem que depois podes comer tudo o que quiseres no Natal)

    ResponderEliminar
  17. De mãeee para mãe capotada: desta vez nem é a tecnologia do Sr. Blogger aque está contra mim: é mesmo aquela coisa conhecida por tique-tac; tique-tac e a vida louca que se vive por aqui.
    A calma voltará. A calma voltará. A calma voltará ...

    Não era para mim!!! Era para a minha mini2, que, do alto dos seus 7 anos está impossível comprar roupa/sapato que merça a sua aprovação

    ResponderEliminar
  18. mãeee - Ah, isso ja é outro departamento, por aqui (quase) tudo é aceite, por enquanto. E eu ando a aproveitar esta fase à bruta. Quando tiveres solução, depois vem aqui partilhar, que pode ser que dê jeito no futuro.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios