25.11.10

Sensus Caputansus 2010 (4.0)

Esta questão é essencial para o equilíbrio da espécie humana. Atenção. E é também supostamente didáctica. E irá resolver um problema meu. Se tudo correr bem, alguns vossos. Assim, em forma de bónus.
Esta questão é o 4 em 1 deste sensus.
...
Visualizem o pior detalhe da vossa vida de mães, aquele que vos dá 5 anos a mais, aquele que já vos fez duvidar da genialidade da maternidade e da obrigatoriedade de assumir este compromisso por mais 20 anos, aquele que mete uma ressaca de whiskey com coca-cola a um canto, aquele que vos faz duvidar da palavra justiça.
Concentrem-se. Fechem os olhos. Dêem as mãos. Já vos disse que gostava de ser chefe de uma seita mais tarde ? 

4 - O que mudavam na rotina minuscular ? 
Vale UM "detalhe" por minúsculo.

Esta é fácil.
De olhos fechados em português. Fatia de bolo em inglês. Os dedos no nariz em francês.
insónia do minúsculo, a sua vontade súbita de trocar ideias com a família às 3h, de fazer uma rave às 4h, de dizer, às 5h, alto e muito claramente o que não disse ao amiguinho que lhe tirou o comboio das mãos ontem de manhã no parque e de despertar definitivamente para a vida às 6h.
As desculpas para comer da minúscula, o corpo que fica mole e descai na cadeira quando a sopa chega, o cansaço fulminante nos braços na hora do arroz, a dificuldade em aceitar qualquer alimento que não seja branco, rosa ou laranja, a falta de vergonha na hora de não cumprir contratos previamente negociados.

Bolas, eu não sou a primeira mãe que tem estes "detalhes" a gerir no quotidiano. Vocês devem saber como é que eu posso mudar isto. Sono. Alimentação. Na pirâmide de Marlow aparecem na base. Ninguém com filhos crescidos pode ter passado por isto sem ter conhecido a solução. Ninguém
Chegou a altura da partilha.

Se ainda tiverem as mãos dadas estão no bom caminho.

Estou ansiosa. A olhar para isso em inglês. Não chega cedo demais em francês.
Esta noite vou ter uma refeição agradável. Esta noite vou dormir.

Pronto, então, já perceberam, de um lado, uma fracção do leitorado deste blogue vai responder à pergunta 4, mencionada em cima. Do outro, a parte iluminada e detentora da verdade, irá distribuir ensinamentos a torto e a direito.
Sensus Caputansus 2010 - A informação é o novo Petroleo. A prata é o novo ouro. O beje é o novo preto. O vintage é o novo avant-garde.
... a ver se pega.

22 comentários:

  1. sem duvida o fazerem-se os dois de surdos a qualquer ordem minha-depois dos mil pára, tá quieto, não empurra, vão-se magoar...e por aí vai entro em combustão, começo com palpitações e tumba só vá a grito-é a parte mais cansativa da maternidade-eu aguento ter de inventar para o mais velho comer a sopa, eu aguento as birras para o mais novo sair do banho, eu aguento acordar de noite para dar a chucha desaparecida(cem vezes) ou encontrar um boneco perdido outras tantas-mas não aguento o ter de os mandar parar as brincadeiras a raiar o perigo que tem entre eles.
    Acho que não era bem isso que tavas á espera.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também identifiquei "surdez selectiva" aqui em casa.
    Boa escolha !
    Mas, simplesmente, não se posiciona no topo do ranking dos "detalhes" a abater.
    Tenho verificado que a repetição ganha este desafio, não grito, repito. E às vezes, nem digo nada, deixo-os irem até se magoarem e ai zunga ! lanço a frase preferida da minha mãe "Eu estou sempre a avisar. Desta vez, vocês viram que eu tenho razão!"
    Adoro ! Não, definitivamente, não é isto que me faz crescer cabelos brancos.

    ResponderEliminar
  3. mas a minha forma inquieta de ser não deixa chegar a este ponto, irra-gostava mesmo de ser mais calma a lidar com as coisas mas o meu lado realizadora de filmes de terror começa logo a ver dentes e cabeças partidas a juntar a um estado de gravidez não e´lá muito saudável.

    ResponderEliminar
  4. As noites, definitivamente as noites... o meu também sofre das mesmas insónias e a melhor solução que já encontrei foi o tão mal afamado Método Estivill, claro que não fui eu que o apliquei senão não estava a queixar-me das insónias do pipoca, mas já li testemunhos próximos de quem foi firme na aplicação deste método e que resultou. A mim falta-me a firmeza.
    AH! e a teimosia! Quando embirra que é NÃO é Não. E faz daquelas birras feias de bater em tudo que lhe aparece à volta e bater o pé...Eu sempre pensei que os meninos eram mal educados por causa dos pais, agora vejo o quão errada estava, há coisas que só podem ser genéticas porque não têm como aprender. Também gostava de ter sugestões/soluções!

    ResponderEliminar
  5. Aqui, por terras francesas, esse método é O método, nem tem nome sequer, quase toda a gente sempre o utilizou, varias gerações comprovam a eficacia. E tem toda a boa fama do mundo. Pois, não o utilizo. Tentei e não resultou. Se calhar não ia convencida, se calhar, abandonei antes do tempo. Senti-me uma péssima mãe, sentia-me a forçar a/o minusculo antes do tempo. Aos 2 anos e meio a minuscula começou a dormir a noite toda (não sei porquê) e espero que o minusculo faça o mesmo. Agora, se alguém tiver um plano alternativo ao Estivill e me ajudar a encurtar as noites brancas, ficaria muito agradecida.

    ResponderEliminar
  6. Acrescentava um botão ON/OFF nas costas dos minusculos para parar o berranço, gritaria, insónias, etc quando me apetecesse!

    ResponderEliminar
  7. Assim não vale, tinhas que escolher um. Depois seria demasiado facil. Tem que haver luta.

    ResponderEliminar
  8. No Manuel, gostava que adormecesse sozinho na cama dele e não na minha. É que adormece sozinho, mas tem de ser na minha cama. E as birras pronto, mas isso é incontornável, é da idade.
    Na Carmo, gostava que gostasse de fruta. (Ela é um anjo, por enquanto...)

    ResponderEliminar
  9. Não sei como tens coragem de escrever um post destes quando toda a gente sabe que cada criança é um pequeno anjo de perfeição.
    Na vida real, o mais velho podia parar de choramingar com uma vozinha chatinha quando as coisas não lhe correm de feição. E o mais novo podia comer, tipo, comer. Às vezes, pelo menos.

    ResponderEliminar
  10. Já leste coisas da Tracy Hogg, aka Baby Whisperer? Nós seguimos o método dela e os nossos sempre adormeceram sozinhos, sem ficarem a chorar. Não significa que o Diogo não acorde escandalosamente cedo, mas isso acho que é mesmo genético.

    ResponderEliminar
  11. Marina - Assim, de fora, parece-me que estas a falar de detalhes... acho que nos estas a esconder algo. Não seras tu a detentora de todos os segredos que me resolvirão a vida ?

    Gralha - A minuscula faz a mesma coisa, quando escrevi este post deve ter passado 2 dias sem o fazer e eu, optimista e louca, pensei que estivesse o assunto resolvido.
    Obrigada pela dica, vou googlar.

    ResponderEliminar
  12. Ambas as minhas filhas sao muito boas de boca, por isso nao tive problemas nesse ponto. Mas ambas gritaram imenso no carro, odiavam andar de carro. E sempre acharam que dormir era uma total perda de tempo.

    Com a Alice fiz todos os erros possiveis e imaginaveis- a comecar por po-la na minha cama em bebe muito pequena. Eu estava a trabalhar, e o marido trabalhava noutro pais por isso estavamos as duas por nossa conta. Tentei o tal do metodo, e consegui po-la a adormecer sozinha na cama dela, mas ao minimo deslize (tipo doenca ou um fim-de-semana fora) e voltavamos a gritaria e ao drama na hora de ir dormir. E claro, sempre foi madrugadora- as 6 da matina ja o sol ia alto... Agora, aos quase 6 anos ja esta melhorzinha. Felizmente...

    A mais pequenita... prometi a mim mesma nao a por na minha cama, nao cometer os mesmos erros. Right. Apesar de estar em casa com elas, o cansaco era mais que muito e acabei por ceder, claro. Muito menos que a Alice, mas tambem veio. E ainda vem de vez em quando. Tenho de a adormecer ao colo, com cantorias, mas depois em geral dorme a noite toda sem chatear- doencas a parte, quer dizer. Acorda relativamente cedo, e cheia de fome por isso nao para de me beliscar enquanto nao lhe for fazer a papa.

    Para mim acho que o pior, o que me da mesmo cabo do juizo e a 'surdez selectiva'. Tenho a sensacao de estar a falar para o boneco, a pregar no deserto. Posso repetir dez vezes, gritar, barafustar, chama-la e faze-la olhar para mim enquanto repito as coisas. Inutil. Tal pai, tal filha... A mais pequenita tambem ignora o que eu digo, mas por enquanto tem desculpa. E sim, eu sei, acho que estou a depositar demasiadas esperancas nela- se os genes falam mais alto vou continuar a falar para o boneco...

    ResponderEliminar
  13. Portanto, temos uma ex-insoniaca e uma surdez selectiva. Começo a detectar um padrão. Boa sorte com a numero 2 !

    ResponderEliminar
  14. Bom, eu com a sara não tenho dúvidas: se pudesse acabava de vez com a sua mania tremendamente irritante de fazer birra/chorinho de cada vez que é contrariada (e, acreditem, ela sente-se contrariada vezes sem conta já que quer sempre o contrário do que lhe damos...).
    já com o diogo, acho que tenho que ir também para a surdez selectiva (se bem que acho que está associada a esta nova fase da primária e que só vai piorar nos próximos anos..).

    relativamente às tuas dúvidas: sobre a comida pouco posso dizer porque os meus miúdos sempre comeram bem, já sobre as dormidas aconselho-te também a leres algumas coisas da Tracy Hogg (quando os meus eram minorcas tive problemas e neste momento ambos dormem a noite inteira).

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela dica. Vou ler, mas ja começo a sentir-me céptica, a maior parte dos métodos dirige-se a crianças mais pequenas, que não podem sair da cama sozinhas...

    ResponderEliminar
  16. A independência na hora de dormir: ele dorme na cama dele, mas é incapaz de adormecer sozinho. Não me dei ainda por vencida, mas está difícil...
    A surdez selectiva não tem. Ou se tem eu finjo que não tem: se diz que já arrumou os brinquedos todos e/ou ignorou o meu pedido de arrumação, ligo o aspirador; se está a demorar muito tempo para comer, aviso que já terminei e que já posso sair da mesa e levanto-me; se não vem quando o chamo finjo que saio de casa e escondo-me. Sim, sou maquiavélica. Vai funcionando... :)

    ResponderEliminar
  17. Boa, boa, boa ! Surdez selectiva maternal. Crente, acredita, é um caminho a explorar, sem duvida, ha lugar para optimismos.

    ResponderEliminar
  18. minúscula 1 - o não querer provar nada de novo, o não gostar de nada mesmo sem nunca ter experimentado

    minúsculo 2 - as birras, as fitas, os dramas, os amuos, as mudanças de humor imprevisíveis

    O que me consola é que se pudessemos realmente mudar alguma coisas nos filhos e se estes comportamentos fossem de alguma forma uma condenação à pessoa que vão ser no futuro, é que com toda a certeza a minha mãezinha tinha usado desse poder e eu hoje não era eu. Duplamente.

    (e eu agora como de tudo e não faço birras. não falemos é das mudanças de humor, sim?)

    ResponderEliminar
  19. minúsculo 1: as birras. como é que um fedelho de 14 meses (com duas manas mais velhas que nunca fizeram isto!!) tem a lata de fazer birras de se jogar para o chão e ficar a olhar com olhos marotos a ver se estamos a ver? hã?!

    minúscula 2: os mas. mas eu quero, mas eu vou fazer assim, mas eu NÃO quero.

    minúscula 3: os porquês. porque é que podes fazer e eu não? porque é que as coisas são assim? porque é que... porquê porquê porquê

    :)

    ResponderEliminar
  20. Olá, desta vez tenho que comentar, até agora achei que não ia acrescentar nada de novo ao teu census (desta vez também não, agora que penso nisso), mas é que estou aqui a lacrimejar de gratidão porque afinal não são só os meus que sofrem de surdez se- e colectiva, de greves alimentares, de teimosia crónica, mania que têm poder de decisão, etc. Soluções não tenho. Também por aqui nos vamos levantando e voltando a cair, com resultados não completamente catastróficos, pelo menos não visíveis para o mundo exterior (acho / espero).
    Aposto em me intrometer cada vez menos. Deixá-los resolver as suas questões e aprender com as consequêmcias.
    Se apostasse mais talvez já tivesse mais resultados. Mas acredito mesmo nisto.
    Obrigada pelo serviço público :)

    ResponderEliminar
  21. o meu mini ainda deve ser mto pequenino para estas coisas (faz 2 em janeiro) come lindamente, dorme melhor. Come tudo, mas tudo o que lhe pomos à frente. Para dormir é beijinhos, miminhos, até manhã dorme bem e saio porta fora do quarto. Em regra só o oiço de manhã quando acorda. Sortuda eu sei. De vez em quando lá resolve ter insónias e eu passo-me. Por alguma razão a privação do sono era uma das formas de tortura.

    ataques de mau feitio tem às vezes. odeio. chora quando não lhe fazem as vontades. odeio. às vezes passo-me eu.

    ResponderEliminar
  22. Já dormiu muito mal (até aos 18 meses acordava todas as noites para beber o leite) e já foi difícil admormecê-lo, mas agora, salvo algumas excepções, adormece sozinho e dorme a noite toda. Também come bem. Às vezes as birras desesperam-me, mas depois de muito pensar o que verdadeiramente gostava de abolir na nossa rotina eram as lides domésticas. Afinal o meu minúsculo não é tão pestinha como parece nem me dá tanto trabalho como penso - fazer tudo sozinha é que é uma carga de trabalhos.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios