15.11.10

Sensus Caputansus 2010 (2.0)

Os bébés nos filmes são cor de rosa, fazem um risinho tão luminoso como o sol dos teletubbies e, se fazem birras é porque foram mal educados, já dizia a minha avó. Não temos nada a temer e avançamos sem medos, e até algumas complicações na gravidez com ovos brancos falsos ou placentas nómadas, eu sei do que é que estou a falar, vêm reforçar a nossa convicção que o melhor é o que nos vai acontecer dentro de alguns meses, uma suspeita mais ou menos vaga, na maternidade nos informa que não era bem a isso a que vinhamos e já em casa, mesmo com toda a ajuda do mundo, confirmamos que estamos bem l*x#d#s e definitivamente capotadas, mais a amamamentação que não controlamos, as noites a contar as horas para que finalmente o despertador toque e acabe a longa noite branca, as idas ao parque infindáveis Help!, a atenção no trabalho que nunca mais vai ser a mesma, as/os teenagers que ainda pensam que vão mudar o mundo, a olhar-nos de esguia, entre desdém e pena, e a dizer eu não vou ter filhos, eu vou viver a vida, ser uma grande e bem sucedida empresária com a volta ao mundo na barriga aos 30 anos.
O sensus volta a atacar e esta semana quer saber :

2 - Quando é que perceberam REALMENTE que tinham capotado (um momento, uma imagem) ?

Para quem ainda não respondeu à primeira pergunta, poderá dirigir-se, ou não, ao guichet 765 ou encontrar o formulário no post aqui indicado.

O tratamento dos dados será processado quando se chegar a uma amostra de universo de 200 respostas (havemos de lá chegar), mas, entretanto, regista-se a tinta da china num caderninho vermelho, as alegrias das consessões detestáveis e dos "me times" da Melissinha, a eficácia da colher na boca de outrém que não da Cindy, a alternativa à capotagem geral patrocinada pela Helena, uma hora inteirinha da mamãmarta para se transformar uma missão impossível em algo cumprido e cheiroso, a proporção de tempo ponderado a alimentar peixes, filhos, marido e a própria da Catarina, a arte de delegar da Cat, a Costinhas, a Sophis e a CLS a transformar um sensus sério no bazar da tia Mariquinhas, a mamie que transforma complicações em sono com direito a um :P e outro ;), a Clau que sabe escolher um infantário sensível à febre da sexta feira à noite, a InesN que rapidamente percebeu que sorte e estafa podem vir de mãos dadas, a mdemãe que ainda me vai dar o numero de telefone da tia, a mm que me lembra que ainda não comecei a fazer nenhuma actividade fisica extracurricular, a Lucia que manda o pai para a linha da frente, a Andreia que descobriu os prazeres da comida fria (se bem que no Senegal a coisa tem menos mérito), os rituais acelerados mas sempre com pãozinho quente e uma D. Celeste da Susana Canhola,  o mistério do acordar instantãneo à hora de deitar dos pais, levantado pela Tella, a Sofia que se esqueceu de dizer que tem 6 braços e por isso é que consegue fazer tudo, a Marina que apesar de ser como eu e ficar em casa, não tem vergonha de assumir que faz batota e usa jockeys alheios, também conhecidos por avós, a gralha que pode começar a contar cêntimos, mais a sua perfeição e pirataria, a Crente que tem que comprar perfume ao Mister e que tem fins de semana de namoro que fazem inveja a todo o estaminé, a Cila que está quase a jogar futebol com a tábua de passar a ferro mas que ainda não sabe disso, o processo de linha de montagem fordiano da *Quicas*, a Shu que gosta de vegetar e namorar com uma boa cafeina, a Madame Pirulitos que é uma spoiler, não nos diz como é o seu serão, mas já descobriu quem é a grande vencedora desencapotada deste sensus, a Marta que merece um momento de silêncio pequenino porque tem uma bébé pequena em casa que é o pior que pode acontecer numa capotagem (estamos contigo!), a Sonia com o seu KO grande e quase omnipresente neste sensus, e claro, não esquecer o lanche da *Quicas* !

35 comentários:

  1. Um só momento é difícil... Acho que foi quando trouxe o Mister para casa, ao fim de 7 semanas de existência hospitalar. Tinha ele o equivalente a 35 semanas de gravidez, 1,950kg.
    Pela primeira vez não havia médicos a explicar, nem enfermeiros a ajudar, nem monitores de sinais vitais a avisar. Não havia movimento, entrada e saída de pessoas. Não havia apitos com baixas de pulsações ou apneias. A primeira noite que fiquei com ele em casa, não dormi. Sempre com medo que algo se passasse e não houvesse apito de alarme e toda uma equipa de profissionais à volta dele numa questão de segundos. Aí soube que tinha capotado e que nunca mais a minha vida seria a mesma.
    Estávamos sozinhos e sem apoio - e nem me fizeram o desmame progressivo de toda aquela parafernália.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. eu acho que vou capotar com direito a saltar separador central e tudo na (pré?)adolescência da primeira e que a partir daí nunca mais me levanto.

    Até agora juro (oh pra mim a beijar os dedinhos esticados) que não me sinto capotada (Mesmo que as birras matinais do mais novo me façam às vezes ter de activar o ESP do volante maternal.)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente sabes quando foi? Quando aos 3 anos da grande, me "apercebi" que os MEUS gritos eram mais que muitos, que os MEUS choros nunca mais paravam, que sentia que TUDO pesava nos meus ombros.Quando apanhei a dita DEPRESSAO , porque so me apetecia desaparecer com tanto trabalho!Que nem estar com a miuda em dava prazer!

    O positivo nesta parte: foi quando o gaijo da casa foi delegado para a cozinha!!!Quando cedeu ao ultimato: ou cozinhas ou "brincas" com ela!!!!"

    Capotagem total mas que transformou a minha vida: acabou-se o cozinhar!!!!!YEAAAAAAAAHHH!!!

    ResponderEliminar
  4. Crente e Sonia - glup ! Mas o pior ja pasou e agora podem descapotar tranquilamente.

    Mal, mal esta a Costinha, a pobre, que aguarda um descapotamento final para breve. Uma hora curta !

    ResponderEliminar
  5. Quando depois de um mês sem escola, eu desesperada comecei a chorar, pela 2ª vez num dia, e a mais velha me diz: "Ai, não vais começar a chorar outra vez, pois não?"
    A partir daí nunca mais ninguém viu uma lágrima por estas bandas. O que não quer dizer que eu não tenha capotado ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu sinto. de vez em quando sinto. de vez em quando páro e penso "mas onde é que eu me meti??"

    ResponderEliminar
  7. Ainda este fim-de-semana falava com uma amiga sobre isto, que partilhava a minha opinião, as pessoas têm muitos problemas em assumir que ser mãe não é bem aquilo que estávamos à espera. Os primeiros tempos de maternidade foram para mim um grande "caputanço". Passei os primeiros meses a pensar quando é que parava a lista infindável de obrigações maternais para poder gozar o sossego do meu filho, mais tarde, muito mais tarde percebi que afinal não eram obrigações infindáveis, afinal tudo aquilo fazia parte de ter um bebé. Eu acho, acho não, tenho a certeza que imaginava que criar um filho era como brincar com o "careca". É bom, muito bom mas não é nenhuma brincadeira!
    Gosto tanto destes teus posts sinceros!

    ResponderEliminar
  8. Mamã - Um mês sem escola capota qualquer uma. Chorar é o minimo que se pode fazer. AAAAAAAAAAarrrggghhhhhhhhh !

    Madame Pirulitos - Quando paro e penso (raro, muito raro) esse é exactamente o primeiro pensamento que me ataca. E agora que penso nisso, quando não paro, mas estou no meio de birras, é também esse, curiosamente o pensamento que domina o meu pouco solicitado orgão cinzento.

    Mamã do Principe Pipoca - Exacto, o "careca", que no meu caso até ja tinha cabelo, era realmente a referência. Grande caputanço !!!

    ResponderEliminar
  9. Não sei, talvez ainda não tenha capotado, mas há muito que ando só em duas rodas. ;) Bjs

    ResponderEliminar
  10. só mais uma coisinha... tenho uma irmã (mais nova) com 11 anos de diferença. Aos 11 anos fui apresentada ao maravilhoso mundo dos bebés recém-nascidos e ajudei a minha mãe em tarefas desde o adormecê-la (houve uma fase que só dormia comigo a cantar-lhe uma determinada música) até lavar-lhe as fraldas de pano bem ca*** sujas.

    Depois dela, muitas amigas da minha mãe confiavam em mim para tomar conta das suas filhas bebés (muito bebés) enquanto elas descansavam um pouco ou faziam algum recado.

    Acho que o grau de encantamento que temos com a maternidade também depende da experiência que temos e digamos que eu não fui mãe a pensar que os bebés só mamavam e dormiam.

    Daí talvez nunca me ter sentido capotada. Apenas normal.

    ResponderEliminar
  11. eu senti-me completamente capotada quando cosntatei o obvio-a minha cabeçinha nunca estará preparada para a velocidade corporal, imaginativa e até verbal deles-eles estão sempre um passo á frente e eu ....sinto-me completamente captotada-nada que não piore com um terceiro claro

    ResponderEliminar
  12. Marina - Bom equilibrio, então !

    Costinhas - Também fui irmã aos 10 anos e adorava a minha "boneca", adormecia-a, contava historia, mas nada, NADA, ma poderia preparar para a minha historia maternal, principalmente nos primeiros meses. Mas, verdade seja dita, e comparando a muitas adoraveis criaturas que me passam rapidamente pelas mãos, acho que os minusculos deste blogue e da minha vida foram particularmente abençoados, no que diz respeito a energia, espirito de contradição e imaginação e capacidade de produzir décibeis e ultrasons.

    Sonia - Um terceiro ????

    ResponderEliminar
  13. Eu capotei na noite em que, após 4 meses a "amamentar" o meu filho e sem qualquer tipo de abertura para lhe introduzir qualquer outro tipo de alimento até aos 6 meses no mínimo, no meio da escuridão do quarto retirei leite com a bomba. Estava cheia de dores, mas para mim amamentar envolveu sempre dores, pelo que não achei estranho. Só quando acendi a luz percebi que tinha tirado 20 ml de sangue, não de leite. Fui para a casa de banho tentar tirar o excesso de leite à mão, lavada em lágrimas e quando olhei ao espelho quase não me reconheci. Capotei naquele momento, não voltarei a ser a mesma.
    Já tinha 6 sobrinhos, fui eu que fiquei com as minhas irmãs nas primeiras noites na maternidade, e mudei-me para suas casas nas 2 primeiras semanas dos bebés, para ajudar com os mais velhos e mais novos. Fiquei com eles dias e noites, dei xarope, pus supositórios, aturei birras, dei banhos, fiz tudo.
    No entanto, NADA nos prepara mesmo para sermos mães.

    ResponderEliminar
  14. Quando desatei a chorar feita louca, no centro de saúde, depois de perceber que o meu Pedrinho só tinha engordado umas gramas. As duas enfermeiras mandaram-me sentar e perguntaram-me "a mãe tem vontade de chorar muitas vezes?". Não sei se foi da pergunta ou se foi o olhar aflito/preocupado do meu mais velho que me fez pensar "f***-se! Ao que cheguei!" Capotei a sério. Acho que ainda não consegui "descapotar".
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Mary - Até me arrepiei a ler o teu comentario (espero que não haja muitas futuras mães a ler-nos, senão acaba aqui a raça humana), no entanto, confesso que apesar de não conhecer o teu percurso todo, acho estranho que ninguém tenh feito algo sobre as dores que sentias sempre. Espero que ja tenhas soluções para a proxima vez. Vou fazer um post sobre amamentação com a minha experiência e pedir testemunhos e soluções de outras mães, queres ? Claro que deviam ser profissionais a fazer isso, mas às vezes ha falhas (muitas infelizmente...).

    Tella - Acho que o descapotamento nuca vai parar, mas entretanto, ja nos despedimos dos baby blues e toda essa treta e vamos tendo experiência e confiança, o que devera ser encarado como uma espécie de air bag.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Não me sinto capotada. Ainda. A ver vamos para quando...

    Tenho sorte. Muita sorte. Um mini gajo que é um fixe. Um gajo grande que faz tudo e ajuda em tudo. Até agora tudo tem corrido bem. Dias piores também os tenho. Mas nada de capotanços. Até ao dia...

    ResponderEliminar
  17. um terceiro filho para ajudar a capotar-me mais ainda :)

    ResponderEliminar
  18. Shu - O "Capotanço" também é algo de relativo. Va, com imaginação também podes transormar esses tais dias piores em capotanços e entrar no clube.

    Sonia - Mas vem ai ? Encomendaste algo ? Queres ganhar o Miss Caputansus 2010 ?

    ResponderEliminar
  19. É difícil precisar um momento mas, se calhar, quando dei por mim de pijama cheio de bolsado do mais novo, depois de mais uma noite insone, a reunir energias para andar a fazer de cavalo para o mais velho. E relinchar.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada Capotada, mas na altura tive 1000 ajudas, pessoais e profissionais, há posts sobre isso no meu blog, e inclusive contei a minha história numa revista e tudo. O resumo do meu capotanço foi mesmo muito resumido, mas teve várias circunstancias que nos levaram até ali.
    Quanto ao próximo, está tudo sob control! A estatística está do meu lado - correu mal à primeira, vai correr bem à segunda! Tenho a certeza!
    Futuras mães que leram o meu comentário: não se assustem, que tudo passa, e parece sempre pior visto de fora!

    ResponderEliminar
  21. Bom hà capotanços que vêm por bem...calmex!

    Apos o grande capotanço veio 3 anos depois o gaijito que é um mimo!!!Nâo hà gravidez, nem filhos iguais, no nosso caso para melhor!

    Nao se ponham ai com ideias negativas, a raça humana tem de continuar, certo?

    ResponderEliminar
  22. Gralha - I've been there. Relinchar pode ser mesmo muito l#x@do nestas circunstâncias.

    Mary - é verdade que tudo passa, ja em relação ao "é pior visto de fora" ...

    sonia - Não ha nada igual, é verdade, mas nem sempre as coisas melhoram na segunda vez. Ja o tempo e a idade podem fazer milagres.

    ResponderEliminar
  23. Antes de mais, LOL para a tua última frase do post. :)

    Bom, quando percebi que estava-à-beira-de-capotanço-que-é-mais-ou-menos-equivalente-a-mãezinha-a-dar-em-louca: quando no dia 16 de Abril do ano passado, com duas princesas de 3 e 1 anos, descobri uma gravidez de um rapaz com 18 semanas. Ao estar a amamentar E a tomar a pílula não era suposto estar grávida. Mas estava! E nesse dia descobri a gravidez (Mas eu estou grávida?? Mesmo grávida??, ao fazer a eco), que era rapaz, que (já) era para Setembro. E pronto. Assim de repente, foi um bom "momento capotanço total".

    ResponderEliminar
  24. *Quicas* - Achco que acabaste de criar o titulo para o Capotanço do ano. Coragem estamos contigo !

    ResponderEliminar
  25. Tive varios momentos assim. Em que pensei, M#$%!, em que e que me fui meter...

    O primeiro foi mesmo na maternidade, com a primeira peste. Depois de um trabalho de parto de 36 horas, la consegui por ca fora a vitelinha da Alice (5330g!), com parteira em cima da barriga, outra a empurrar e a medica. Ela nasceu (finalmente!!!) as 18.30, e a primeira noite passei sozinha com ela- o marido foi para casa dormir, que a noite antes tinha sido um virote- e a anterior tambem... Nao parou de chorar. Durante nao sei quanto tempo. Ja nao sabia o que fazer, telefonei a minha mae em prantos. E o choro daquela criaturinha recem-nascida (ela nasceu de tres meses, eu sei...) era intimidante. Assustador. Com a capacidade de me por os nervos em franja (Ainda hoje, va...).

    Outro momento foi durante a segunda gravidez. Tive uma serie de problemas e acabei por ser internada duas vezes. Ameaca de parto prematuro as 28 semanas, e muita morfina para acalmar dores de foro desconhecido mas bem piores do que as do parto da vitelinha numero 1. Que p#$%%^, o que e que eu fiz?!!!

    Ou quando dou comigo desesperada, apos noites sem dormir, aos berros com a vitelinha numero 2 (que de facto ate tinha um peso aceitavel a nascenca, mas que entretanto compensou largamente a desvantagem em relacao a irma) que estamos no meio da noite e e suposto DORMIR-SE e nao berrar.

    E o pior de todos?!!! E constatar que mal posso esperar para ter o/a terceiro/a.

    ResponderEliminar
  26. eu capotei definitivamente quando, aos 11 meses do diogo, fui com a recém-nascida sara para casa...

    acho que os momentos mais baixos foram os finais de tarde em que eramos três a chorar: ele com cerca de 1 ano, ela com cerca de 1 mês e eu com cerca de 1 metro de olheiras em cima...

    (mas acredito piamente que se não me passei de vez nessa altura já não me passo!)

    ResponderEliminar
  27. Sofia - A maternidade (local) é e sempre sera uma boa fonte de capotamento. Sobretudo à noite, logo a seguir ao parto em que tudo o que desejamos não passa forçosamente por embalar aos saltinhos recém nascidos que emitem ultrasns potentissimos.

    InêsN - Aqui em casa a diferença de idades minuscular é de 23 meses e acredita, sei exactamente do que é que estas a falar.
    Quanto ao teu parenteses, ja tenho as minhas reticências.

    ResponderEliminar
  28. Querida capotada...não querendo menosprezar a tua experiência, tenho que dizer que 23 meses de diferença não são, de todo, o mesmo que 11 meses. o diogo, quando a sara nasceu não andava ainda pelo que tive dois bébés de colo mas com necessidades já muito diferentes em casa. para além disso, a sara era o capeta em versão minúscula :|

    o meu parênteses inclui também o facto de o meu pai estar já muito doente nessa fase...eu acredito piamente que se não me fui na altura, já não me vou agora :)

    ResponderEliminar
  29. Carissima InêsN ainda estive para jogar a carta da emigração (longe da familia, amigos, etc) e a personalidade de capeta Maiusculo que ainda hoje o Minusculo possui. Mas, efectivamente, nada se compara a ter um pai muito doente.
    Pelo que tenho que me retirar desta jogada e admitir,Ok, não sei exactamente do que estas a falar, apenas posso imaginar.

    ResponderEliminar
  30. eu acho que foi efectivamente a mistura de tudo que me deixou mesmo, mesmo à beirinha da queda...

    mas a coisa está a ficar demasiado séria e eu prefiro deixar aqui um belíssimo postal ilustrado do meu capotanço: num dia particularmente difícil, resolvi pôr o diogo no carrinho e a sara no tri-cotti e ir para a rua com eles...demorámos 5 minutos a voltar para casa depois de uns metros percorridos, a sara num berreiro e eu com metade da rua a olhar para mim!

    (como é que ainda penso num terceito é que é coisa para me deixar a pensar que se calhar capotei mesmo de vez!)

    ResponderEliminar
  31. Sim, sim, lembro-me perfeitamente de sair de casa em dias menos faceis, normalmente era a boa solução. Para evitar choradelas levava o Minus, Microbio na altura, no pano (versão arcaica do sling) que normalmente era tiro e queda e a Minus na cadeirinha com 3 chuchas. Lindo era quando as chuchas caiam TODAS e em simultâneo (sempre foram muito sincronizados) o microbio minus esperneava e gritava tanto que o pano ameaçava desmanchar.
    Olha, agora assim, de repente, passou-me logo a ideia de um terceiro.

    ResponderEliminar
  32. pronto! acho que um capotanço, foi quando achei que cortar e pintar o cabelo ia resolver os meus problemas - sózinha com um gajo mini e um gajo grande num país que sempre gostei para passear, não para morar. Not. quase um ano depois ainda ando a tentar recompor-me (e ao cabelo também)

    ResponderEliminar
  33. Ah, e cá vai (mais) um PS: o pequeno Gu nasceu no dia exacto em que a Cloe fez 18 meses (e em semana de adaptação à escola: mãe e filha a chorar, uma no hospital outra na escola). E a querida da educadora a me mandar mms com fotos dela, para me descansar.

    :)

    ResponderEliminar
  34. Acho que ainda não capotei...acho...
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. No dia em que me deram alta da maternidade sem repararem que os pontos da episiotomia tinham rebentado. Foi nesse dia que o bebé começou a chorar sem parar com as cólicas. Eu cheia de dores (que achava serem normais) e muito muito cansada, senti-me impotente. Percebi que eles tinham vida e personalidade própria e que podiam berrar mesmo muito, mesmo que lhes dessemos muito mimo. Capotei outra vez uns dias depois, quando as dores não passavam e a médica me disse que os pontos tinham rebentado e outra vez mais uns dias depois, quando tive de tirar aqueles pontos e levar outros. Depois fui capotando mais umas vezes, nos dias em que ficava sozinha com ele em casa e ele não parava de chorar e não dormia e eu não descansava e só me apetecia fugir. E também enquanto ele mamava de três em três horas, de dia e de noite, e eu tinha de acordar pouco depois de adormecer para lhe dar de comer.

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios