23.11.10

Militante de Domingo*

Movimento de Resistência, maioritariamente não-armada, ao Natal Comercial.
Declaro como alvo principal o histerismo das listas de troca de prendas, a obrigação do consumo, o excesso, a falta de senso na educação de minúsculos em que a quantidade e a pedinchice é premiada, o desperdício e o sentimento de culpa por não fazer parte do sistema.
Em troca, proponho educar crianças que dão real valor em estar com a familia** e a receber "poucos" (suficientes ?) presentes, mas dados com sentido, dar generosamente e sem trocar msgs em simultâneo tempo e atenção e aproveitar o comboio da solidariedade.
Comecei este movimento há uns 10 anos, expliquei a todos as minhas razões. Houve quem resistisse, eu agradecia as prendas e explicava, com o sorriso 3, o pior de todos, que não ía dar nada em troca - como tinha dito. Constatei, não sem algum cinismo, em certas circunstâncias, que grande parte da resistência acabou no segundo ano. A minha mãe é um caso perdido.
Com o nascimento dos minúsculos dei por mim com uma árvore de Natal a abarrotar. 4 anos depois, é com grande optimismo que encaro um Natal sereno, em familia, com os cozinhados das gerações ascendentes (obrigada! obrigada!) e as "poucas" (suficientes !) prendas escolhidas a dedo para os meus minúsculos, que não vão passar 2 horas a abrir prendas, mas muitas a brincar, e, se tudo correr bem, a partilhar.
Este ano, vou arranjar espaço em casa, acção também conhecida como, doar brinquedos a uma associação (francesa, por uma questão logística) e, mais vos informo que pedi para aderir a esta causa em terras lusas. Faço-o, porque detesto desperdiçar brinquedos que estão como novos e porque sei que me vou sentir bem. No fundo sou uma egoista politicamente correcta.
Balanço final : Este Natal vai ser pensado e passado ao pé de quem conta, com muito tempo e dinheiro poupado, para fazer o que me bem apetece. A mim. E não aos senhores do shopping.

Boas Festas !
E para o ano escrevo a mesma coisa, que este tema ainda vai demorar alguns anos antes de se tornar has been. Infelizmente. Que tinha tantas outras ideias para este post.

* Sim, às vezes sai às terças
** Este conceito parece muito old fashion, mas na realidade é vintage, como consequência logica, voltou a estar na moda, acreditem, eu sei do que estou a falar

10 comentários:

  1. Identifico-me muito com o que dizes, mas não pratico, assumo. Tenho esperança que seja este ano, vou fazer por isso, pelo menos no que toca aos presentes "descartáveis" e à quantidade obscena de brinquedos que o meu V. recebe.
    Tânia

    ResponderEliminar
  2. Os Natais lá de casa foram sempre assim... O Mister não sabe o que é receber prendas em excesso. Tem sempre uma imensa, alguns livros, roupa e já está. (na casa do pai já a história é diferente, infelizmente...). Se lhe perguntares o que quer de prenda, só diz uma coisa. Se entrar numa loja de brinquedos e não tiver autorização prévia para escolher alguma coisa, não pede nada. Espero é que nunca se estrague... :)

    ResponderEliminar
  3. Mas consegues realmente convencer as pessoas a não abusar nos presentes dos miúdos? É que eu já desisti...

    ResponderEliminar
  4. sábado escrevi sobre o tema e ia sendo linxada por um anónimo-tento incutir a ideia de não se cair no excesso nem no exagero...mas é um processo...

    ResponderEliminar
  5. Tânia - May the force be with you !

    Crente - Ainda bem ! Vamos ter um Sr. Mister !

    Gralha - Não penses que isto aparece do nada, preparei um argumentario para cada interlocutor, desde a verdade pura, à conversão de prendas materiais em bilhetes para teatro, concertos, ballet infantil, tudo valeu. Não desistas "agua mole em pedra dura..."

    Sonia - Eu concordo contigo sobre o exagero de presentes. Ja em relação à historia do Pai Natal discordo, acho divertida e acredito que as crianças acreditem, até porque eu acreditava também...
    Mas (desta vez) não te vou linchar, podes voltar tranquila !

    ResponderEliminar
  6. Cá por estes lados estabelecemos há uns anos largos aquela coisa do "amigo (neste caso, familiar) secreto"...assim, cada um dos adultos recebe prenda apenas de outro adulto.

    já as crianças...ando a tentar que a coisa melhore e a verdade é que de ano para ano tudo parece mais pacífico. este ano pediram cerca de 4/5 prendas cada um e, fora 2 coisas que me recuso a dar à sara, vou fazer chegar à família os pedidos para eles receberem aquilo que querem.

    ResponderEliminar
  7. InêsN - Prendas para adultos não adiro excepto um espectaculo oferecido aos avos e um miminho aos bisavos. Aqui a Minus gostava de 1 boneca de cor chocolate (o ano passado pediu chocolates), e por ela, esta disposta a não fazer birras à hora da sopa e o Minus fala vagamente de um carro.
    Vão ter direito a surpresas.
    Va, confessa, o que é que te recusas a dar à Sara?

    ResponderEliminar
  8. já tinha comentada, mas não sei porque não apareceu... Eu assino em baixo, tanto, mas tanto que copiei o teu texto e enviei a minha família (não te admires se o texto começar a rolar por aí). O engraçado é que esta a resultar(depois dgo se a minha mãe se conseguiu controlar!!!). é verdade que os miudos ficam contentes com as prendas mas depois não lhe ligam nenhuma

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão eu ainda não consegui mas vou caminhando nesse sentido, devagarinho.

    ResponderEliminar
  10. Rainha mãe - Vai-me contando o desenrolar da tua trama natalicia, uma vez que estou implicada ...

    Cat - Depressa e bem, não ha quem !

    ResponderEliminar

Pessoas

Nomadas e sedentarios